Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CRIAÇÃO DO GURGUEIA EM PLEBISCITO

PROGRAMA 'ATUALIDADE EM DESTAQUE' RETORNA AO AR E COMEÇA COM FORTE DEBATE: PROJETOS DE CRIAÇÃO DO ESTADO DO GURGUEIA 
João Carlos e Jotta Rocha, "Atualidade 2010"
Um dos pontos mais focalizados, na tarde de ontem, no retorno ao ar do programa "Atualidade em Destaque" na rádio Difusora AM (1.370 - a partir das 14:00h de segunda à sexta-feira), apresentando pelo João Carlos, Celso Rodrigues e Jotta Rocha teve como um dos temas a democrática decisão de dividir e/ou não o Piauí; tema levantado por iniciativa de ouvintes, foi aprofundado com orientação da produção do "Atualidade", detalhando trabalho dos grupos: favoráveis e os contra, pois o processo dirigi-se para o clímax decisivo:  será a vez do eleitor piauiense decidir se quer ou não o Estado dividido? São dois projetos, um na Câmara dos Deputados, de 1994, apresentado por Paes Landim (PTB-PI), e outro, de 2007, do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), com parecer favorável pronto para votação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).
 O projeto do Paes Landim está pronto para entrar na pauta do Plenário, mas vê-se emperrado com  requerimento de urgência; defensores da divisão vê mais chances do projeto de João Vicente avançar, ainda que esteja na fase de comissões. No questionário apresentado no horário foi posto últimas pesquisas em que boa parte dos piauienses não são favoráveis - o trabalho do Contra está mais aquecido, mesmo assim, os apresentadores fizeram comparativos com as reivindicações de outras áreas como as criações e emancipações do Estado de Tocantins, do município de Nazária (Grande Teresina) e todo o trabalho pelo Grande Dirceu (Teresina): "o grito pela emancipação do Grande Dirceu não foi no sentido de perder a identidade, a origem de teresinense não, mas chamando à atenção das autoridades para o progresso da região, no comércio, industrialização e, é bom vê esse lado da moeda na região sul do Piauí", aponta Celso Rodrigues, originário do Dirceu. Mas, aos defensores da causa, o que importa é a aprovação e a realização do plebiscito, por qualquer que seja.
  O relator no Senado Federal é Ciro Nogueira (PP-PI). Ele, que é de Pedro II, no norte do Piauí, concorda que o sul está "muito abandonado" pelo poder público. No parecer, Ciro considera a "demanda relevante" e justifica: "Porque (a criação do Estado do Gurgueia) visa buscar o desenvolvimento socioeconômico do sul do Piauí. Ademais, a decisão de desmembrar o Piauí para a criação do Gurgueia cabe à população diretamente interessada, o eleitorado piauiense, mediante plebiscito, que é a via legítima e democrática prevista na Constituição Federal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário