Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESTUDANTES PROTESTAM E PM USA "TROPA DE CHOQUE"

NOVOS MANIFESTOS ESTÃO SENDO PREPARADOS E 5ª FEIRA PODE HAVER GRANDE PASSEATA 
Revoltados estudantes enfrentam ação da PM
A manifestação dos estudantes teresinenses contra o aumento da passagem de ônibus na capital ganhou sérias proporções, na tarde desta segunda-feira (29). Com o reajuste de cerca de 12% no preço da passagem, muitos estudantes foram as ruas de Teresina protesta contra o aumento da tarifa que subiu de R$ 1,90 para R$ 2,10.

Os estudantes realizam uma verdadeira "peregrinação" em forma de protesto, pelas ruas e avenidas da cidade que culminou no confronto com a tropa de choque da Polícia Militar, na Avenida Frei Serafim. Como resultado, seis jovens foram detidos e levados para Central de Flagrantes e liebrados horas depois por falta de provas.

Estudantes realizam manifestação no Centro de Teresina
O protesto começou logo às 9h da manhã na Avenida Frei Serafim, centro da Capital, onde os estudantes interditaram a avenida no cruzamento com a av. Coelho Resende, causando um grande engarrafamento. Em seguida, os manifestantes seguiram à Prefeitura da cidade, onde lá tentaram dialogar com o órgão, mas não obtiveram êxito. Os mais exaltados ainda arremessaram ovos nas portas do prédio público. Ainda inconformados com a situação, já por volta das 12h, os manifestantes conseguiram novos adeptos ao movimento, com a saída dos estudantes dos vários colégios públicos e particulares do centro da cidade que se incorporam ao protesto. Com o movimento ganhando força, os estudantes invadiram a sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), e já às 14h seguiram para frente do prédio do Ministério de Trabalho, sediado na Avenida Frei Serafim.


Após a grande aglomeração, os manifestantes resolveram tomar novamente a Frei Serafim e alguns estudantes arremessaram pedras nos ônibus que passavam no momento, segundo eles, o fato aconteceu porque o motorista teria tentado atropelar os manifestantes. Com a confusão, equipes da polícia foram acionadas e tentaram conter o movimento. "Nós estamos aqui, apenas para prevenir que não haja danos ao patrimônio público. Estamos com equipes da tropa de choque, mas só a usaremos caso os protesto não seja de forma pacífica. A polícia está aqui apenas para conter atos de vandalismo", afirmou o Tenente Frazão Neto.


O estudante, Gustavo, da Universidade Federal do Piauí destacou que o movimento é pacífico e que a depredação aconteceu por parte de estudantes secundaristas, que na realidade não fazem parte do movimento.


Durante o movimento, líderes da manifestação tentavam dialogar com os policiais, quando alguns outros estudantes voltaram a jogar pedras nos ônibus. Com o fato, a tropa de choque que se encontrava em uma rua próxima ao local, foi acionada e entrou em confronto direto contra os estudantes. Na ação a polícia tentou dissipar os manifestantes com o uso de sprays de pimenta e com armas que dispararam algumas vezes balas de borracha contra os estudantes.


Com a confusão os estudantes José Orlando, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Piauí foi atingido na perna por uma bala de borracha. "Estou indignado, estamos realizando uma manifestação legal, e os policias usam da força, com armas nos agredindo. Assim como os outros, estava tentando fazer uma barreira de proteção dos outros, para que os policiais não os atingissem com os cacetes e spray de pimenta, e acabei sendo ferido por um disparo a queima roupa", declarou.


Inconformados com a situação, os estudantes voltaram a ocupar a avenida e impedir a passagem dos veículos. Com a situação os estudantes arremessaram ovos contra a força armada, e os mesmo entraram em ação e detiveram seis pessoas sob a alegação de que estavam arremessando pedras contra os PMs e realizando a degradação do patrimônio público. Na confusão, o jornalista Éfrem Ribeiro, também foi atingido com uma pedrada na cabeça.


No momento da detenção, mesmo sem esboçar reação, alguns jovens chegaram a ser agredidos por policiais. No total, seis jovens foram apreendidos e levados para Central de Flagrantes de Teresina. Dentre os detidos estavam dois menores e uma mulher.
Manifesto fora - falta troco no coletivo

A mãe do estudante de iniciais F. G. E., que não quis se identificar destacou que seu filho não teria arremessado nenhuma pedra nos policias e que foi pego de forma aleatória. "Fui até lá para buscar meu filho, o no momento em que conversava com ele, veio um PM e o carregou de forma violenta, alegando que eles estavam arremessando pedras contra a guarnição", ressaltou a mãe. Ela destacou ainda que todos os detidos estão com a pele queimada devido o excesso de spray de pimenta usado pela Tropa de Choque.

Após a detenção dos estudantes, os manifestantes seguiram da Avenida Frei Serafim para a Central de Flagrantes, onde lá, também bloquearam a Avenida Coelho de Resende, exigindo que os detidos fossem libertados.

Para o líder do movimento comunitário, Teleno Bartolomeu, os jovens que estão presos foram agredidos pelos policiais. "Quem está lá, são menores que não cometeram nenhum ato de vandalismo, nossa manifestação é pacífica. Os policias que estão agindo de forma violenta. Estamos aqui pra defender esses inocentes, que apenas lutam para ter uma vida digna e justa", destacou.

O delegado da Central de Flagrantes, Antônio Teixeira, ressaltou que os jovens deverão ser ouvidos por ele e pelo outro delegado de plantão. "Estamos esperando o retorno dos ônibus depredados à central de flagrantes, para que seja feito a perícia, e após ouviremos os acusados, para em seguida realizarmos os procedimentos cabíveis", destacou.

Após uma hora de detenção, os seis jovens detidos foram liberados. A alegação da Central de Flagrantes é que como não houve formas de identificar que os estudantes haviam arremessados pedras contra os policiais, não tinha como ser dado o flagrante; os ônibus alvos da depredação também não retornaram à central para a realização da perícia.

Com a soltura dos jovens, os manifestantes finalizaram o protesto, mas prometeram a realização de uma nova manifestação, desta vez de forma ainda mais pacífica para amanhã ou mesmo para a quinta-feira (1°)

PortaldaClube

Nenhum comentário:

Postar um comentário