Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 11 de junho de 2011

DIABÉTICOS MOBILIZAM-SE NO COMBATE AO "SILÊNCIO PÚBLICO"

DIABETES NO PERIGO DO SILÊNCIO NA REAÇÃO DE DOENTES, FAMILIARES E SIMPATIZANTES



Uma mobilização que começou na internet, ganhou às ruas de Teresina na tarde deste sábado (11). Diabéticos e simpatizantes da Lei Enzo lotaram a Avenida Raul Lopes durante a Caminhada Assina Elmano. O ato foi um pedido para que o prefeito Elmano Férrer sancione o projeto de lei do vereador José Ferreira, onde a rede municipal de saúde fica obrigada a fornecer, de forma gratuita, canetas de insulina reutilizáveis.

      O garoto Enzo, que descobriu ser diabético antes de complementar um ano de vida, emocionou os participantes ao pedir que o prefeito se sensibilizasse. Perguntado pelo locutor do evento como era o nome do prefeito, ele respondeu: "Assina Elmano". Enzo precisa tomar três a seis doses de insulina por dia, além de fazer o controle da glicose no glicosímetro, o que representa cerca de 11 furadas ao dia.
      A publicitária Jeane Melo, mãe de Enzo, também pediu ao prefeito que assinasse a lei. Diante das câmeras ela afirmou que o projeto aprovado pela Câmara Municipal é um direito da população. A concentração da caminhada começou por volta das 16h. Camisas  foram distribuidas gratuitamente antes do evento.

Uma viatura da Strans acompanhou todo o percurso, que começou em frente ao Edificio Euro Bisness, terminando na Ponte Estaiada.
A diabetes, uma doença silenciosa e perigosa, mata seis pessoas e causa duas amputações a cada minuto. Além das canetas de insulina reutilizáveis, a lei prevê materiais necessários à sua aplicação, bem como, distribuir fitas glicêmicas, agulhas descartáveis, refis de insulina, lancetadores e lancetas, medicamentos necessários para o tratamento eficaz da diabetes.
Dados: Acessepiaui

Nenhum comentário:

Postar um comentário