Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 14 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DE DOADORES DE SANGUE

      O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde-OMS, em 2004. Este ano a comemoração terá como tema: "MAIS SANGUE, MAIS VIDAS"; homenagem é uma forma de a comunidade mundial reverenciar o papel especial de salvador de vidas dos doadores não remunerados.
      CONDIÇÕES
      Os candidatos a doação devem ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 Kg e não sofrer nem haver tido doenças infecciosas como chagas, hepatite, sífiles, HIV, nem estar resfriado ou com sintomas alérgicos no momento da doação - homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres 90 dias.
      HEMOPI
      A Fundação Municipal de Saúde-FMS, por meio do Hemocentro do Piauí  - HEMOPI, em parceria com várias instituições realiza nesta terça-feira, 14, abertura de campanha com objetivo de mobilizar os cidadãos para o ato de doação de sangue, que nos meses de junho e julho, em função dos festejos juninos e do período de férias escolares, costuma ter o número de doações reduzido.
      PROTESTO MATIZES E LBL

     Aproveitando essa data, o Grupo Matizes e a  Liga Brasileira de Lésbicas - LBL reailzam hoje mais um ato  no Hemocentro do Piauí - HEMOPI, com o objetivo de denunciar à sociedade teresinense o caráter discriminatório da Resolução nº 153/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue. A atividade faz parte da Campanha "Nosso sangue pela igualdade", lançada pelas entidades no início do ano. Na ocasião, lésbicas, familiares de LGBT e parceiros do movimento LGBT doarão sangue e/ou farão o cadastro como doadores de medula. 


      Em janeiro de 2011, o Matizes e a LBL realizaram ato semelhante. O protesto de hoje foi motivado pelo fato de o Ministério da Saúde ter informado  que a proibição contida na Resolução da ANVISA será mantida.
Segundo Herbert Medeiros, do Grupo Matizes, as entidades LGBTs reivindicam que o Ministério da Saúde reabra a discussão sobre o impedimento imposto aos homens gays e bissexuais. "Defendemos que a ANVISA crie mecanismos mais inteligentes para a abordagem do candidato a doador, não é excluindo pessoas por causa de sua orientação sexual que vamos aumentar o estoque de sangue nos hemocentros do País", pontua o militante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário