Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 31 de julho de 2011

Artigo: AGOSTO - SUPERSTIÇÃO OU DEVOÇÃO...?


Há muitas pessoas presas aos seus próprios caprichos: estilo nariz empinado, o consumismo constante, a fobia da inveja, convivem em superstições de não passar por baixo de escada, cruzar com gato preto, evitar espelho quebrado enfim, não reconhecendo que seu espaço termina quando tem início o espaço do próximo; agosto é conhecido como mês "do azar", "do desgosto", "do cachorro-louco" e "de amuleto no bolso" mas,  contrapartida o mês foi  escolhido para homenagear a cultura popular - dia 22 de agosto é o Dia do Folclore.
Superstições - Agosto vocação contra o azar
Agosto é o mês por excelência da Pastoral Vocacional. Por outro lado, a mentalidade mágica faz dele o mês do azar. E quando o dia 13 desse mês coincide com a sexta-feira, ele fica ainda mais azarado.
Muitos noivos deixam de se casar em agosto, não por mero costume social, mas porque acreditam mesmo no azar. Por esta palavra entendo as superstições e crendices de todo o tipo e não qualquer insucesso casual. Muitas pessoas acreditam de fato numa força oculta e misteriosa que traz a má sorte. Por isso, decisões, opções, negócios e comportamentos ficam sujeitos ao pensamento mágico.
Em coisas importantes, como é o casamento, e em coisas banais, como é passar por baixo de uma escada aberta ou cruzar com um gato preto. O arsenal de superstições e crenças não tem fim: figas e amuletos jogo de búzios e cartas de taro, despachos e mau olhado ou "olho gordo", horóscopos e cartomantes, magia e feitiçaria.
Ora, o simples fato de se dar valor às superstições e crendices revela a falta de lógica e também a falta de confiança em si, nos outros e, menos ainda, em Deus e em sua divina providência.Todo o tipo de superstição é uma espécie de covardia consigo mesmo. E medo da própria responsabilidade. .
Se não podemos decifrar o enigma da vida, podemos aprofundar cada vez mais nossa consciência vocacional: quem somos? De onde viemos, para onde vamos e para que servimos?
O mistério da vida revela-nos ao mesmo tempo nossa grandeza e nossa miséria. Mas a luz da fé em Cristo transforma nosso viver em "vocação cristã".Viver em Cristo! Viver como Cristo! Ele é para nós o "homem novo" e manifesta plenamente o homem ao próprio homem.
A superstição de evitar 13 convidados à mesma mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".
A palavra superstição deriva de superstituosos e primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos.
Quem nasceu na data de 13 de agosto, não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.
A superstição e o azar estão ligados apenas a acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação.
Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar.

Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).

Eventos históricos




4 de Agosto de 1578 - Batalha de Alcácer-Quibir, na qual o rei de Marrocos derrota o rei D. Sebastião de Portugal.
16 de Agosto de 1852 - Emancipação da 1ª cidade projetada no Brasil à Capital - Teresina/Pi

  14 de Agosto de 1385 - Batalha de Aljubarrota entre tropas portuguesas e castelhanas, que garante a independência de Portugal e coloca fim à Crise de 1383-1385.

  21 de agosto de 1947 - Emancipação do município de São João de Meriti, no Brasil.

  24 de Agosto de 1954 - Getúlio Vargas, presidente do Brasil, suicida-se com um tiro no peito.
  24 de Agosto de 2006 - Plutão é rebaixado para a categoria de planeta-anão
  25 de agosto - Dia do Soldado, no Brasil, data do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.
  26 de agosto de 1899 - A vila de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Comemorações religiosas
  15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora aos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário