Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 24 de julho de 2011

CORINTHIANS PERDE INVENCIBILIDADE MAS MANTÉM LIDERANÇA

Lance Corinthians x Cruzeiro
A fim de parar o líder do Campeonato Brasileiro que só havia perdido dois pontos até agora, Joel Santana resolveu inovar, mas não arriscar. Fabrício e Everton viraram laterais para perseguir Jorge Henrique e Willian, respectivamente, soltando Vitor e Gilberto para bloquearem Welder e Ramon, mas sem passar do meio campo. Completando o ferrolho celeste, Marquinhos Paraná colou em Danilo, deixando Emerson isolado entre os dois zagueiros.
O Cruzeiro estava armado para atuar sem a bola. O problema era saber o que fazer com ela. Roger não tinha disposição para voltar tanto ao meio campo para municiar Montillo ou Wallysson, único atacante do time. O principal erro de Joel, porém, foi se colocar atrás e se esquecer de dois atletas fundamentais no time de Tite: Ralf e Paulinho. Mesmo com tantos vigias, nenhum dos jogadores de frente do Corinthians parou de se mexer. A subida dos volantes, que não recebiam nem a sombra de Roger e Montillo em sua marcação, dava sempre opção para ter a bola nos pés e dar dinâmica diante do defensivo esquema mineiro.
Os cruzeirenses tiveram somente três minutos, no início de jogo, para testar o nervosismo do estreante goleiro Renan usando as subidas dos laterais, principalmente Vitor, nas costas dos defensores corintianos. Mas bastou Welder e Ramon darem um passo para trás para resolver o problema. Sempre com espaços para avançar, Paulinho e, principalmente, Ralf criavam oportunidades para o Corinthians abrir o placar. O antes exclusivamente marcador deu até um toque de calcanhar para deixar Emerson na cara do gol. O atacante perdeu, assim como o próprio volante acertou a rede pelos lado de fora em bola que sobrou na área.
Apesar dos sustos, a tática defensiva dos visitantes no Pacaembu deu certo. No intervalo, contudo, os corintianos entenderam melhor a maneira de ocupar o campo adversário e Paulinho voltou mais solto para o segundo tempo, colocando-se à disposição para receber em velocidade. Pressionado, o Cruzeiro teve que contar com maior disposição de seus meias na marcação. Assim, encontrou seu gol. Aos nove minutos, Montillo dividiu e Wallyson aproveitou-se da tensão de Renan: arriscou da intermediaria e encobriu o goleiro, marcando um golaço. O nervosismo que marcou as poucas participações de Renan dominou o time, e Tite resolveu inovar. Trocou Ramon por Alex e transformou Danilo em lateral esquerdo, e logo o improvisado meia, que logo teve trabalho para marcar Ortigoza, escalado só para correr e dificultar a vida do corintiano.
O Cruzeiro passou a ter Wallyson, Ortigoza e Montillo prontos para contra-atacar, mas o resto do time continuava atrás, incluindo Roger, que quase não marcava. Em meio à pressão, o experiente Gilberto segurou Alex, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou a equipe mineira com dez em campo.
A desvantagem numérica, porém, não atrapalhou os planos de Joel Santana. Com o benefício da tensão que já dominava o primeiro colocado do Brasileirão, o técnico fez até Wallyson transformar-se em um lateral esquerdo para marcar. Mesmo quando o Corinthians achava espaço no ferrolho, finalizava mal demais. Jogadores e comissão técnica do Corinthians sempre disseram que, um dia, o time iria ser derrotado. A equipe chegou a vencer contra um defensivo Inter, mas, punido também pelo nervosismo de seu estreante goleiro, o Alvinegro acabou batido pela cautelosa Raposa de Joel Santana.

FICHA TÉCNICACORINTHIANS 0 X 1 CRUZEIRO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 24 de julho de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Público: 34.462 pagantes
Renda: R$ 1.275.456,50
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) 
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Julio Rodrigues Santos (RS) 
Cartões amarelos: Ramon, Emerson e Leandro Castán (Corinthians); Gil, Montillo, Everton e Fábio (Cruzeiro) 
Cartão vermelho: Gilberto (Cruzeiro)

Gol: 
CRUZEIRO: Wallyson, aos nove minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Renan; Welder, Chicão, Leandro Castán e Ramon (Alex); Ralf, Paulinho e Danilo (Elias); Willian, Emerson e Jorge Henrique (Edenilson) 
Técnico: Tite

CRUZEIRO: Fábio; Vitor (Ortigoza), Naldo, Gil e Gilberto; Fabrício, Marquinhos Paraná, Everton (Léo) e Roger (Anselmo Ramon); Montillo e Wallyson
Técnico: Joel Santana
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário