Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Artigo: "A HISTÓRIA DO CLUBE INGLÊS SALVO PELA TORCIDA"


O blog sempre aberto aos visitantes/parceiros, recebemos esse material e levamos aos conhecimento da galera: a importância e valorização do "bem comum": 

 Wimbledon não é somente o bairro de Londres que dá nome ao famoso torneio de tênis. É também o nome de um pequeno clube de futebol que entra em campo nesta sexta-feira para um jogo histórico. Não vai passar na TV nem virar capa de jornal. Também não vale taça, mas tem sabor de título para um grupo de torcedores que não deixou o clube do coração desaparecer, recomeçou sem dinheiro, estádio ou jogadores e chegou à liga profissional inglesa novamente.

Em 2002, a diretoria do então Wimbledon FC ganhou um recurso na Federação Inglesa para conseguir mudar o clube de endereço. À procura de um estádio novo após vender o acanhado Plough Lane e de uma saída para as finanças, trocou Londres por Milton Keynes, cidade-projetada localizada 80 km a noroeste da capital inglesa e que ainda não contava com um time. A torcida fora contra desde o início e passara a boicotar os jogos da equipe como protesto. Não adiantou.
Na noite em que a mudança de cidade foi anunciada, um grupo de torcedores que afogava as mágoas num tradicional pub ligado ao Wimbledon decidiu que era preciso ir à luta. Seis semanas depois, o AFC Wimbledon entrava em campo para a primeira partida de sua história. Um amistoso diante de quase 5 mil espectadores, que fizeram festa apesar da derrota por 4 a 0. Enquanto o antigo Wimbledon caía para a Terceira Divisão e trocava de nome para Milton Keynes Dons, pegando emprestado o apelido “The Dons” do velho clube, o novo Wimbledon era obrigado a começar no equivalente à Nona Divisão.
Torcedores do Wimbledon invadem o campo para comemorar o retorno à liga profissional
Para montar o time, os torcedores transformados em dirigentes realizaram três dias de peneiras com jogadores com passe livre e não-federados num parque público do bairro de Wimbledon. Apareceram 230 candidatos. À exceção de um atacante que havia atuado 15 minutos pelo Chelsea (curiosamente num jogo contra o Wimbledon), todos os outros eram completos desconhecidos. O apoio na parte administrativa veio do Supporters Direct, uma organização britânica que trabalha por uma maior participação dos torcedores nas decisões dos clubes e que também auxiliou os fãs do Manchester United que fundaram o FC United of Manchester em 2005.
O Supporters Direct teve papel fundamental para que o Milton Keynes Dons aceitasse devolver os troféus, marcas registradas e até o domínio de internet do antigo Wimbledon. Isso incluiu a Copa da Inglaterra de 1988, o grande título do clube, conquistado numa vitória de 1 a 0 sobre o Liverpool em Wembley. Ainda é uma das maiores zebras da história do futebol inglês. O Liverpool era o papa-tudo do futebol local nos anos 80 enquanto o Wimbledon era conhecido como “Crazy Gang”, o “bando de loucos”, por causa do estilo de jogo e do comportamento de alguns jogadores. (Aqui abaixo um ótimo documentário em cinco partes sobre a “Crazy Gang” do Wimbledon e a final contra o Liverpool).

O AFC Wimbledon subiu quatro divisões em oito anos, mas o grande salto ainda estava por vir. No fim de maio, o estádio do Manchester City foi palco do playoff decisivo da Quinta Divisão: a fronteira entre o futebol semiprofissional, onde quase todos os times têm atletas com outros empregos, e a Football League, a liga que inclui as três divisões profissionais abaixo da poderosa Premier League. Diante de 18 mil torcedores, o Wimbledon derrotou o Luton Town nos pênaltis após um empate em 0 a 0 e completou o seu conto de fadas.
“Nós chegamos lá em nove anos mas poderia ter sido muito mais rápido se tivéssemos o apoio financeiro de um bilionário. Em vez disso, o clube é comandado pela força dos torcedores. Temos 35 voluntários que cuidam de tudo. Mas isso não vai mudar agora que estamos na liga. O espírito do Wimbledon continuará o mesmo”, garantiu o treinador Terry Brown, no cargo desde 2007.
Nesta sexta-feira, o AFC Wimbledon faz história ao estrear na Copa da Liga Inglesa, torneio reservado aos 92 clubes das quatro divisões profissionais. A partida é contra o Crawley Town, fora de casa. Mas o resultado é o que menos importa.
sex, 29/07/11
por maranhao.rafael |
categoria InglaterraPênaltis

PETRÔNIOFLA
Sócio  OFFRio - CRF
Socio  Proprietário - ECF

Nenhum comentário:

Postar um comentário