Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 17 de julho de 2011

CRIAÇÃO DO ESTADO GURGUEIA VEM DE 1919

GEÓGRAFO APRESENTA PROVA DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO GURGUEIA SER ANTIGO

Mapa proposto em 1919
Por Gisele Alves/Portal AZ

A divisão do Estado do Piauí em dois, no caso a criação do Estado do Gurgueia, ainda gera polêmica. O projeto deu entrada na Câmara Federal no dia 10 de abril de 2007 e passou dois anos parado, aguardando designação do relator . No entanto, segundo o geógrafo Antoniel Silva, em entrevista ao Portal AZ,  a discussão da divisão do Piauí entre os políticos é recente, mas  a criação do Estado do Gurgueia  já vem sendo cogitada desde 1919.

 

Isto porque, de acordo com Antoniel, um doutor em geografia chamado Ezequiel fez um mapa e propôs a divisão durante uma conferência realizada no ano de  1919. A divisão do estado proposta naquela época tinha a finalidade de facilitar a vida administrativa do país, tendo como base o exemplo europeu que se desenvolveu em territórios pequenos. 

“Os políticos apresentam a ideia da divisão como sendo criação deles, o que não é correto já que tenho prova de que a criação do Gurguéia vem sedo cogitada há muito tempo, sendo hoje desnecessária, pois a real intenção política na divisão são as criações de mais cargos dentro do estado, pois o Piauí tem um índice de pobreza muito elevado e desenvolver aquelas cidades demoraria anos e a situação da população desse novo estado iria piorar”, afirmou o geográfo.

Estado do Gurguéia


A ideia é dividir o Estado em dois: Piauí e Gurgueia. Se dividido, o novo Estado (Gurgueia) passaria a contar com uma população aproximada à de Teresina: 800 mil habitantes, o correspondente à 24% da populacão do Estado. O Piauí hoje conta com 224 municípios em uma área de 251 mil quilômetros quadrados. Com a divisão, o Estado do Gurgueia passaria a contar com 151 mil quilômetros e 79 municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário