Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 24 de novembro de 2012

Sesapi: PORTARIA AFASTA 5 SERVIDORES DO ESTADO

'OPERAÇÃO GANGRENA', INVESTIGA SAÚDE PÚBLICA NO PIAUÍ [rombo desde 2009 - R$ + 7 milhões]
                                                                                         Imprensa
Após a Polícia Federal deflagrar a Operação Gangrena, na qual foram ouvidas 18 pessoas e cumpridos mandados de busca e apreensão na última quarta-feira (21); em portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23), o secretário estadual de Saúde, Ernani Paiva Maia, afastou cinco servidores do órgão. A decisão cumpre determinação do juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Piauí - ver abaixo  publicação Diário Oficial. Operação Gangrena objetiva apuração de desvios de recursos da Saúde através de superfaturamento na aquisição de medicamentos. O rombo, desde 2009, chegaria a R$ 7 milhões. A portaria não menciona que os afastados estariam envolvidos nas investigações da Operação Gangrena. O processo na Justiça Federal corre em sigilo.

Na TV Cidade Verde, o procurador geral adjunto do Estado, João Batista Júnior, confirmou, no dia 22, que o esquema revelado pela Operação Gangrena funcionava com a ajuda de cinco servidores terceirizados e de uma pregoeira, que também é policial militar. 

Presidente do CRF/PI afastado
Entre os afastados está o farmacêutico Osvaldo Bonfim de Carvalho, que teve demissão determinada pelo Governo do Estado após processo administrativo, no qual foi acusado de superfaturamento na compra de equipamentos no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública -, quando era diretor do mesmo no primeiro semestre de 2010. 
Candidato a prefeito de Nazária pelo PT, Osvaldo Bonfim foi o segundo colocado nas eleições do último outubro. Atualmente, ele preside o Conselho Regional de Farmácia do Piauí. A assessoria da entidade informou ao Cidadeverde.com que Bonfim não irá se manifestar sobre o caso, por enquanto. 
Também foram afastados das funções servidores do Hospital Getúlio Vargas, Diretoria de Vigilância e Atenção, Fundo Estadual de Saúde e ainda uma técnica do Tesouro Estadual, lotada na diretoria administrativa para ser pregoeira da comissão de licitação. 

Veja os nomes
A portaria data de 22 de novembro, apesar de ter sido publicada no Diário Oficial no dia seguinte. Os servidores afastados são:
a) GLOUBERG NÓBREGA DOS SANTOS, Farmacêutico, lotado no Hospital Getúlio Vargas
b) ILBERTO PEREIRA DA SILVA, Agente Administrativo-I, lotado na Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção;
c) JOÉLDINA SCARCELA VELOSO, Técnica do Tesouro Estadual, lotada na Diretoria de Unidade Administrativa para exercer as funções de Pregoeira na Comissão Permanente de Licitação;
d) OSVALDO BONFIM DE CARVALHO, Farmacêutico, lotado no Laboratório Central - LACEN;
e) VALTER SOARES SOUSA, Técnico Auxiliar, lotado na Diretoria Executiva do Fundo Estadual de Saúde.

Sigilo do processo
Os delegados que comandaram a Operação Gangrena informaram que os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal, mas não divulgaram o nome do juiz e nem dos envolvidos. 
No site da Justiça Federal, é possível ver que o processo de número 4658-13.2012.4.01.4000, ao qual se refere a portaria de afastamento de servidores, tem movimentação recente e o nome "sigiloso" aparece no lugar dos réus. O autor dos pedidos de prisão preventiva foi a Polícia Federal, no dia 13 de abril. Os mandados foram expedidos no dia 12 de novembro. 
Pelo Cidadeverde
Leia a portaria completa
Ampliar, clique imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário