Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Superclássico: BRASIL É BI... DAS AMÉRICAS

BRASIL SUPERA ARGENTINA NOS PÊNALTIS - GARANTE TAÇA [vídeo gols tempo normal]
Com muito sofrimento, a seleção brasileira conquistou nesta quarta-feira a taça do Superclássico das Américas. No tempo normal, o time comandado por Mano Menezes foi derrotado pela Argentina pelo placar de 2 a 1, com o segundo gol argentino saindo aos 45 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis, no entanto, o Brasil mostrou mais frieza e venceu o rival por 4 a 3. O gol que deu a conquista ao Brasil saiu dos pés de Neymar. Foi justamente o santista que desperdiçou de forma incrível uma penalidade no amistoso diante da Colômbia, na semana passada.
A decisão do Superclássico das Américas era para ter acontecido meses atrás, em Resistência. No entanto, a falta de luz no estádio na cidade argentina adiou a partida para esta quarta-feira. O palco, agora, foi o tradicional estádio do Boca Juniors: La Bombonera. E o Brasil, no seu último compromisso em 2012, fechou o ano com uma conquista. Bastante sofrida. Após um primeiro tempo de pouca emoção e raras chances reais de gol, Brasil e Argentina fizeram uma segunda etapa bem mais eletrizante.
Aos 35 minutos, Jean derrubou o corintiano Martínez na área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Scocco, artilheiro do Campeonato Argentino pelo Newell’s Old Boys, bateu no canto direito, sem chances para o goleiro Diego Cavallieri.
O resultado parcial levava a decisão do Superclássico das Américas para os pênaltis. Assim, o Brasil partiu para o ataque em busca do empate. E conseguiu o seu objetivo aos 38 minutos. Bernard cruzou a bola na área, a zaga argentina rebateu nos pés de Jean, que cruzou para Fred. O artilheiro do Campeonato Brasileiro, mesmo pegando mal na bola, mostrou oportunismo e deixou tudo igual.
Quando tudo caminhava para um empate, a Argentina aproveitou a última oportunidade que teve. Aos 46 minutos, o cruzeirense Montillo limpou a marcação e tocou na área para Scocco, que finalizou cruzado, sem chances para o goleiro do Brasil: 2 a 1.
Desse modo, a decisão foi para os pênaltis, uma vez que o Brasil venceu o jogo de ida, também por 2 a 1, em Goiânia. Na ocasião, aliás, o gol do triunfo do Brasil, de Neymar, ocorreu nos acréscimos do segundo tempo. 
Nas penalidades, o corintiano Martinez e o cruzeirense Montillo desperdiçaram as suas cobranças. Pelos lados do Brasil, o único a errar foi o lateral Carlinhos, do Fluminense. Thiago Neves, Jean, Fred e Neymar converteram. Pelos anfitriões, marcaram Sebá Dominguez, Scocco e o goleiro Orion.

Agora, o treinador Mano Menezes terá mais três datas Fifa para armar a sua equipe antes da Copa das Confederações. O primeiro amistoso será disputado em fevereiro, diante da Inglaterra, em Londres, enquanto os outros dois serão realizados no mês de março.

O Jogo

A típica pressão vista em La Bombonera não surtiu efeito e o primeiro tempo do clássico ficou restrito a chances esporádicas de gol das duas seleções. Os times sofreram com a falta de entrosamento e iniciaram a busca pelo gol através da bola parada. Logo aos seis minutos, Montillo bateu falta da direita e Sebá Domínguez subiu nas costas de Ralf para cabecear na rede pelo lado de fora.

As duras chegadas dos marcadores canarinhos marcaram a etapa inicial do duelo. Os zagueiros de Mano Menezes precisaram abusar dos carrinhos para conter a velocidade dos atacantes adversários. A rapidez em buscar o ataque também foi a arma encontrada por Neymar. Aos 12 minutos, o santista partiu rapidamente para o contra-ataque e só não deixou Fred na cara do gol porque Desábato fez o corte providencial.A sequência do confronto seguiu monótona e somente uma nova falta cobrada por Montillo levantou o público em La Bombonera. Aos 23, o meia do Cruzeiro recuperou a sobra após lançar para a área e tocou na ponta direita para o zagueiro Sebá Domínguez. O defensor fez o cruzamento para o centro da área e Martínez mergulhou para assustar o goleiro Diego Cavalieri.

A resposta da seleção brasileira veio apenas aos 32 minutos. Fred tocou para Arouca e partiu para o centro da área. O volante encontrou Neymar na ponta esquerda e deixou o atacante em condições de fazer o cruzamento. O santista, porém, optou por encobrir o goleiro Orión e jogou direto para fora. Cinco minutos depois, Thiago Neves também tentou o lance de efeito e chutou longe ao buscar o ângulo direito da meta argentina.

A última chance clara de gol saiu da cabeça de Hernán Barcos. O atleta foi lançado por Vangioni, aos 41 minutos, e desperdiçou uma chance incrível ao testar para fora. Mesmo livre de qualquer marcação, o bandeira viu um impedimento no início da jogada e assinalou erroneamente a irregularidade no lance.

Após o encerramento do primeiro tempo, a seleção argentina demorou mais de 20 minutos para retornar ao gramado e atrasou o reinício da partida. A tática deu certo no início da etapa complementar e obrigou o estreante Diego Cavalieri a fazer uma importante defesa. Aos três minutos, Guiñazu tomou a bola de Fábio Santos e lançou para o atacante Martínez. A bola espirrou no pé do jogador e terminou nas mãos do camisa 1 canarinho.

A atuação ruim de Fábio Santos e o sumiço de Arouca no segundo tempo fizeram Mano Menezes apostar na entrada de Carlinhos e Jean. O treinador esperava que o entrosamento dos atletas do Fluminense desse uma nova cara para sua equipe, mas se decepcionou com a persistência da apatia do time nacional. O Brasil não se encontrou em campo e viu até mesmo Fred levar um amarelo após tentar cavar uma falta no setor ofensivo.

Os argentinos ainda contestariam a decisão do árbitro de não marcar um possível pênalti cometido por Lucas Marques em cima de Martínez. Já a seleção brasileira receberia o reforço de Bernard, que entrou no lugar do próprio lateral botafoguense. A alteração também não trouxe nenhum efeito positivo para a equipe e abriu o espaço que a Argentina tanto queria para chegar ao ataque.

Aos 35 minutos, o árbitro viu falta em um desarme de Jean sobre Martínez e apontou o pênalti para a Argentina. O volante jogava improvisado na lateral direita e havia impedido o avanço do atacante fora da área. O juiz não quis saber e apontou para a marca da cal. Na cobrança, Scocco não deu chances para Cavalieri e colocou sua equipe à frente no marcador.

A resposta veio três minutos depois. O próprio Jean se redimiu do lance anterior e tentou o chute para o gol. O tiro saiu torto e terminou nos pés de Fred, que tirou Orión da jogada com um toque por cima. O gol contou até com uma dança de Neymar na comemoração, mas não serviu para tranquilizar o time canarinho. Aos 44 minutos, Martínez trabalhou bem e Montillo fez o passe para Scocco. O atacante aproveitou a falha na marcação brasileira e anotou o seu segundo gol na partida.

O resultado no tempo regulamentar levou a decisão do título para os pênaltis. O goleiro Diego Cavalieri defendeu a cobrança do argentino Martínez e contou com a sorte após Montillo isolar o segundo penal dos donos da casa. Já Sebá Domínguez, Scocco e Orión anotaram as suas cobranças. Pelo lado do Brasil, o lateral Carlinhos foi o único a desperdiçar. Thiago Neves, Jean, Fred e Neymar trataram de superar Orión e garantir o bicampeonato do Superclássico das Américas.

FICHA TÉCNICA:ARGENTINA (3) 2 X 1 (4) BRASIL

Local: La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina) 

Data: 21 de novembro de 2012 (Quarta-feira) 

Horário: 22 horas (de Brasília) 

Árbitro: Enrique Osses (Chile) 

Assistentes: Francisco Mondria e Carlos Astroza (ambos do Chile) 

Cartões Amarelos: Réver, Fred (Brasil); Guiñazu (Argentina)

GOLS:

ARGENTINA: Scocco, aos 35 e aos 44 minutos do segundo tempo 

BRASIL: Fred, aos 38 minutos do segundo tempo

ARGENTINA: Orión; Desábato, Sebá Domínguez e Lisandro López; Peruzzi, Cerro (Ahumada), Guiñazu, Vangioni e Montillo; Martínez e Barcos (Scocco)

Técnico: Alejandro Sabella

BRASIL: Diego Cavalieri; Lucas Marques (Bernard), Réver, Durval e Fábio Santos (Carlinhos); Ralf, Paulinho, Arouca (Jean) e Thiago Neves; Neymar e Fred

Técnico: Mano Menezes
ESPN.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário