Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 18 de novembro de 2012

F 1 - HAMILTON VENCE GP DOS ESTADOS UNIDOS

VETTEL FICA COM 2ª COLOCAÇÃO - GP DO BRASIL DECIDIRÁ TÍTULO 2012
Vettel, deixa grito de campeão para GP Brasil
O GP do Brasil, no próximo fim de semana, decidirá o título de 2012 da Fórmula 1. Neste domingo, no novato circuito de Austin, Lewis Hamilton conquistou a vitória na etapa dos Estados Unidos, seguido pelos postulantes ao título, Sebastian Vettel e Fernando Alonso. O alemão da Red Bull aumentou sua vantagem para o espanhol na liderança do Mundial de 10 para 13 pontos (273 a 260). Atual bicampeão, Vettel será campeão pela terceira vez caso chegue ao pódio ­ o terceiro colocado ganha 15 pontos. A situação de Alonso continua complicada: se vencer em Interlagos, o rival pode ser no máximo quinto colocado; caso termine em segundo, o alemão tem de ficar até o oitavo lugar; se fechar o GP em terceiro, Vettel não pode pontuar.

Felipe Massa, que perdeu cinco posições no grid - largou em 11º - depois de trocar o câmbio, foi bem e terminou na quarta colocação. Bruno Senna ficou na décima posição. Lewis Hamilton fora o último piloto a vencer um GP nos EUA (Indianápolis-2007). Na prova deste domingo, o britânico ficou atrás de Vettel em boa parte da prova e tomou a liderança do alemão na 42ª. Depois, conseguiu controlar a aproximação do líder do Mundial - terminou com a melhor volta da prova - para ganhar pela quarta vez na temporada 2012.

A corrida

Sebastian Vettel defendeu sua condição de líder sem correr riscos na largada e ainda ganhou a proteção de Mark Webber, seu companheiro de equipe, que ultrapassou Lewis Hamilton nos primeiros metros.

Beneficiado pela decisão da Ferrari de trocar o câmbio de Felipe Massa, o espanhol Fernando Alonso partiu do lado limpo do Circuito das Américas e ganhou três posições logo na largada, saltando para o quarto lugar. O brasileiro, por sua vez, subiu um posto e ficou em 10º.

Bruno Senna completou a primeira volta apenas na 12ª colocação. Ultrapassado por Webber logo na largada, Hamilton não precisou de muito tempo de corrida para dar o troco no australiano e iniciar a perseguição ao líder Vettel.

Na 17ª volta, pouco tempo depois de Massa superar o alemão Nico Hulkenberg para assumir o sexto lugar, Webber sofreu um problema no carro e abandonou a corrida. O imprevisto do australiano favoreceu Alonso, que passou a ocupar a terceira colocação.

Hamilton fez sua primeira parada na 21ª volta e foi seguido por Alonso. Enquanto o britânico perdeu apenas 2s4, o espanhol teve um problema na roda traseira direita e demorou 6s3. Pouco tempo depois, Vettel visitou os boxes da Red Bull em somente 2s7.

Massa parou na 25ª volta e chegou a retornar à pista na quinta colocação, mas, com dificuldades para aquecer seus novos pneus rapidamente, perdeu posições para o australiano Daniel Ricciardo e para o finlandês Kimi Raikkonen.

O britânico Jenson Button ficou na terceira posição até a 36ª volta, quando finalmente fez sua parada. Desta forma, a ordem real da corrida foi reestabelecida, com Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso nas primeiras colocações.

Em uma de suas melhores corridas na temporada, Massa passou Raikkonen e assumiu o quarto lugar no 40º giro. Com transferência acertada para a Mercedes, o arrojado Hamilton, fora da briga pelo título e sem nada a perder, se aproximou gradualmente de Vettel. No 42º giro, o britânico partiu para cima e, numa bela manobra, tomou a ponta.

Com uma vantagem confortável em relação a Alonso na tabela de classificação do campeonato, Vettel conservou a segunda colocação sem correr riscos em Austin. Alonso, mais de 30s atrás do alemão, não conseguiu incomodá-lo até o final da corrida de 56 voltas.
ESPN.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário