Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 18 de novembro de 2012

Doe Vida: MATIZES DEFENDE DOAÇÃO DE TODOS

ANVISA COÍBE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE [gays e bissexuais combatem discriminação]
Desde 2006, tramita na Justiça Federal ação civil publica, com a finalidade de que a portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbe que homens gays e bissexuais de doarem sangue, fosse suspensa; ação é resultado de uma representação do grupo Matizes ao Ministério Público Federal. E, as comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue [25 de novembro] terão início na manhã desta segunda-feira, 19, com a campanha do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), às 8h, a Banda 16 de Agosto abre a campanha. "É um momento de mobilização em todos os Hemocentros do Brasil, no sentido de homenagear os doadores de sangue, estes heróis anônimos que diariamente salvam várias vidas", diz Hortência Rocha, supervisora de coleta externa do Hemopi.
Começando a recuperar os estoques de sangue das recentes quedas sofridas, o Hemopi espera melhorar ainda mais a quantidade de doações de sangue. "Neste período os doadores costumam prestigiar as atividades comemorativas relativas ao seu Dia, comparecendo ao Hemopi e realizando doações de sangue durante toda a semana da Campanha", afirma o diretor do hemocentro, médico Antonio Lages.
DISCRIMINAÇÃO

Mesmo nesse período de convocação de doadores de sangue; quem for ao Hemopi durante toda a semana da campanha receberá um kit com uma camisa e outros itens, além do tradicional lanche especial. No dia 25, acontecerá a I Caminhada Vermelha do Doador de Sangue. A concentração será às 7:30h da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, com percurso até a Ponte da Primavera, retornando ao local da saída. Permanece a 'discriminação' na portaria da Anvisa proibindo gays e bissexuais de doarem sangue; hoje pelo Facebook  fui informado que o Grupo Matizes recebe importante aliada no combate à causa de igualdade:
 A competente advogada Audrey Magalhães também veste a camisa da campanha Nosso sangue pela igualdade.
Dia 26 de novembro, tod@s no HEMOPI para protestar contra a proibição da ANVISA, que impede homens gays e bissexuais de doarem sangue.
 
Veja a programação completa da campanha Hemopi:
Dia 19.11 (segunda-feira) - Abertura com a Banda 16 de Agosto - 8h
Dia 20.11 (terça-feira) - Apresentação do Grupo Três Contigo - 8h
Dia 21.11 (quarta-feira) - Apresentação do Grupo Big Band  - 8h
Dia 22.11 (quinta-feira) - Apresentação artistica - 8h
Dia 23.11 (sexta-feira) - Homenagem aos Parceiros do HEMOPI (no Auditório) - 9h
Dia 24.11 (sábado) - Oficina para jovens do Clube 25 (Auditório) - 8h
Dia 25.11 (domingo) - I Caminhada Vermelha do Doador de Sangue. Saída as 7:30h da Ponte Estaiada (Raul Lopes) com percurso até a Ponte da Primavera, retornando ao local da saída. Será distribuído no local da caminhada, Av. Raul Lopes (ponte Estaiada), um kit utilitário para os participantes da mesma.
Se você deseja homenagear a solidariedade dos heróis anônimos, participando da I Caminhada Vermelha do Doador de Sangue, confirme sua presença pelo telefone 0800 285 4989, até o dia 23.11 das 7h às 13h, pelo site www.hemopi.pi.gov.br ou facebook/hemopi.


PARA DOAR SANGUE É PRECISO
-Ter idade entre 16 e 68 anos
-Pesar a partir de 50 quilos
-Estar saudável  e alimentado
-Apresentar documento oficial com foto
É importante tomar alguns cuidados, antes da doação, como: repousar por seis horas na noite anterior à doação e alimentar-se normalmente (evitar comidas gordurosas).
Depois da doação é importante ingerir bastante líquido nas primeiras 6 horas, alimentar-se nomalmente, não praticar esportes radicais ou atividades de risco.
O homem pode doar sangue até 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias.A mulher, 3 doações, com intervalo de 90 dias.

QUEM NÃO PODE DOAR
Temporário
-Gravidez
-Gripe ou febre
-Parto ou aborto, nos últimos 3 (três meses)
-Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
Definitivo
-Histórico de doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro
-Histórico de malaria
-Tenha contraído hepatite, após os 10 anos de idade
-AIDS/HIV
-Uso de drogas injetáveis
Dados site Hemopi

Nenhum comentário:

Postar um comentário