Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 18 de novembro de 2012

Futsal: BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL 2012

HEPTA-CAMPEÃO, SOFRIDO NA PRORROGAÇÃO [destaques Falcão e Neto - vídeo] 
Como não poderia deixar de ser, a decisão entre Brasil e Espanha na Copa do Mundo de Futsal, reedição da final de 2008, rendeu fortes emoções. Bem disputado do início ao fim, o jogo entre as duas melhores seleções do mundo só foi acabar mesmo na prorrogação com um 3 a 2 sofrido que deu o sétimo título do Mundial à seleção brasileira.
 Pelas contagens da Fifa, no entanto, o Brasil chegou neste domingo ao pentacampeonato desde que a competição passou a ser organizada pela entidade máxima do futebol, em 1989. No total, foram sete conquistas desde a primeira edição do torneio: 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
Se quatro anos atrás, foi a Espanha que saiu na frente para o Brasil virar e tomar o empate depois, desta vez a história se repetiu do lado inverso. Foi a seleção brasileira quem abriu o placar com Neto no segundo tempo, para depois Torras e Aicardo virarem o jogo a favor dos espanhóis. Mas, de novo, ele ainda estava lá. Falcão entrou em quadra para, mais uma vez, ser decisivo e, com um chute no ângulo, empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. O camisa 12 encerrou seu último mundial com quatro gols: um contra o Panamá, nas oitavas de final, dois contra a Argentina, nas quartas e um agora contra a Espanha na decisão. Nos dois tempos adicionais, as duas seleções se mantiveram bem ofensivas e buscavam o gol a todo o momento. Até que quem fez a diferença foi aquele indicado a ser o melhor desse Mundial. Neto, que já havia feito o primeiro gol, acertou belíssimo chute nos segundo finais da prorrogação e garantiu o sétimo título da seleção brasileira no Mundial de Futsal - o quinto desde que a competição passou a ser organizada pela Fifa. 
E, para Neto, os gols decisivos ainda tiveram um significado especial. Em 2004, justamente quando o Brasil foi eliminado para a Espanha nas semifinais do Mundial, o jogador, que ainda tinha apenas 20 anos, errou um dos pênaltis na disputa que selou a vitória dos espanhóis e, neste domingo, ele se redimiu garantindo a conquista brasileira.

O jogo - O Brasil não começou bem na partida e viu a Espanha ameaçar mais nos primeiros minutos de jogo. Sem conseguir furar a defesa adversária, a seleção chutou pouco a gol (oito vezes apenas) e não levou muito perigo, enquanto os espanhóis achavam espaços principalmente com Lozano. O jogador espanhol, no entanto, acabou sentindo uma pancada no tornozelo após o carrinho de Jé e teve que deixar a partida - o árbitro não marcou a falta.
As boas defesas de Tiago salvaram o Brasil de levar o gol no primeiro tempo e, na segunda etapa, a seleção finalmente reagiu na partida e passou a pressionar mais os adversários. A entrada de Falcão também deu mais mobilidade á seleção, que passou a driblar melhor a defesa espanhola e ameaçar o gol. Até que, finalmente, o time canarinho abriu o placar na Tailândia, com Neto aproveitando cobrança de escanteio e batendo cruzado pro fundo das redes.
O Brasil ainda pressionou mais depois do primeiro gol e quase ampliou com um chute forte de Simi. Mas foi a Espanha quem conseguiu chegar ao empate com Torras aproveitando o rebote do goleiro Tiago. Poucvo depois, os espanhóis ainda garantiram a virada, em um chute de Aicardo que desviou e enganou o goleiro brasileiro.
O jogo ficou tenso e quem resolveu mais uma vez foi ele, Falcão. Entrando no jogo de novo no momento decisivo, o craque da camisa 12 acertou um belíssimo chute no ângulo para levar o jogo para a prorrogação.
Nos dois tempos adicionais, a decisão não perdeu a emoção. O Brasil partiu para o ataque, mas parou na defesa muito bem posicionada da Espanha, que saía nos contra-ataques e também dava trabalho ao goleiro Tiago. No minuto final antes dos pênaltis, Rodrigo ainda teve a chance de garantir o título em um tiro livre direto, mas o goleiro espanhol fez a defesa e estragou a comemoração brasileira.
Mas, nos últimos segundo, Neto apareceu para ser decisivo novamente e acertou belo chute cruzado para assegurar o sétimo título da seleção brasileira na Copa do Mundo de futsal.
ESPN.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário