Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 17 de novembro de 2012

Fórmula 1 - GP DO ESTADO UNIDOS, PODE TER TRICAMPEÃO

SEBASTIAN VETTEL, POLE NO 'CIRCUITO DAS AMÉRICAS'
Vettel, rumo ao Tri...
A Fórmula 1 voltou aos Estados Unidos após cinco anos e já tem um novo xerife. No novíssimo Circuito das Américas, localizado na cidade de Austin, no estado do Texas, quem manda é Sebastian Vettel. Melhor nos três treinos livres na pista construída especialmente para a categoria, o alemão da RBR confirmou o favoritismo e conquistou a pole position ao anotar o tempo de 1m35s657. Mas apesar da soberania em todas as atividades do fim de semana, Vettel quase teve seu domínio ameaçado por Lewis Hamilton. Como um forasteiro dos clássicos filmes de Velho Oeste, o piloto da McLaren apareceu de repente e, por pouco, não tirou a pole do alemão nos minutos finais.

 Na briga pelo título com Vettel, Fernando Alonso tem motivos de sobra para se preocupar. Em nenhum momento conseguiu um bom ritmo no treino e fez apenas o nono tempo. Porém, o espanhol larga em oitavo, graças a uma punição de cinco posições levada por Romain Grosjean. Ao contrário de Alonso, Massa andou bem em Austin. Superou o companheiro nas três partes da atividade e parte em sexto, após herdar também uma colocação de Grosjean. Bruno Senna larga em 11º
Vettel pode ser tricampeão antecipadamente neste domingo. Se vencer a prova, conquistará o título caso o espanhol chegue no máximo em quinto. Se for o segundo, Alonso terá de ficar no máximo em nono. E se cruzar em terceiro, Vettel terá de torcer para o piloto da Ferrari ficar fora da zona de pontuação (11º ou pior). Caso nada se resolva nos EUA, a disputa ficará para o Brasil, no GP de Interlagos, às 14h do dia 25. Acesse o Simulador da Fórmula 1 e faça suas previsões para as duas últimas corridas.
O GP dos Estados Unidos será exibido neste domingo ao vivo pelo SporTV, às 17h (horário de Brasília), e na íntegra pela TV Globo, logo após o Fantástico.
Sebastian Vettel RBR gp dos EUA (Foto: Agência Getty Images)Vettel parecia rumar tranquilamente para a pole, mas levou susto de Hamilton no fim (Foto: Getty Images)
Logo no Q1, Vettel mostrou que era o dono do pedaço. Fez 1m36s558, exato meio segundo melhor que o segundo mais veloz, Hamilton. Senna começou a atividade com o pé direito, sendo o quinto mais rápido, seguido pelo companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Massa também superou o parceiro de equipe nesta parte do treino. Ficou em oitavo, três posições à frente de Alonso, o 11º. Nos minutos finais do Q1, Narain Karthikeyan rodou na curva 2 e precisou ter sua HRT retirada. As bandeiras amarelas forçaram os pilotos a tirar o pé no trecho, atrapalhando Nico Rosberg, que ainda precisava de uma boa volta para se assegurar no Q2. Por pouco, o alemão da Mercedes conseguiu escapar da eliminação, deixando para trás Daniel Ricciardo (STR), juntamente com os seis pilotos das equipes menores, dessa vez com a Marussia à frente da Caterham: Timo Glock, Charles Pic, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa e Karthikeyan.
Massa continuou sua boa exibição no treino ao fazer o terceiro melhor tempo no Q2 (1m36s549), seis décimos mais veloz que Alonso, que foi apenas o nono e quase ficou de fora da superpole. Na frente do brasileiro, apenas a dupla da RBR. Webber fez o segundo tempo do Q2, 1m36s298, mas ficou longe do praticamente imbatível Vettel, que baixou ainda mais seu tempo do Q1: 1m35s796. Bruno não teve o mesmo sucesso de Massa e acabou ficando fora do Q3. Ele marcou 1m37s404 e ficou apenas dois décimos atrás de Kimi Raikkonen, que ficou com a última vaga para o Q3. Com problemas no motor da McLaren, Jenson Button precisou recolher para os boxes e também foi eliminado. Quem também não avançou foi Paul di Resta (Force India), Jean-Eric Vergne (STR), Sergio Pérez e Kamui Kobayashi (Sauber), além de Rosberg (Mercedes).  Nas primeiras voltas do Q3, os pilotos apenas aqueceram. Fora da briga pela pole devido a perda de cinco posições no grid pela troca do câmbio da Lotus, Grosjean foi o primeiro a andar rápido com 1m37s227. Mas foi logo superado por Webber (1m36s845) e Hamilton (1m36s209). Logo depois, apareceu Vettel para marcar 1m35s877 e acabar com a brincadeira. Mas Hamilton tratou de mostrar que o domínio do alemão pode não ser tão grande assim, ao passar perto: 1m35s928. Após o susto, Vettel deu o troco: 1m35s657. O britânico da McLAren ainda melhorou o tempo, 1m35s766, mas não conseguiu superar a marca do pole. Rival de Vettel na luta pelo título, Alonso fez apenas o nono tempo, mas larga em oitavo em razão da punição a Grosjean. Massa fez o sétimo tempo e parte em sexto.
Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário