Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 4 de fevereiro de 2012

SARAH MENEZES CONQUISTA PRATA NA FRANÇA

JUDOCA PIAUIENSE PÁRA NA 'BARREIRA'  DO JUDÔ JAPONÊS
Sarah, trabalho de reciclagem é esperado
 Única esperança de pódio no Grand Slam de Paris, a piauiense Sarah Menezes (-48kg) foi derrotada por yuko pela japonesa Tomoko Fukumi, segunda colocada do ranking mundial, neste sábado. Ela é a única brasileira a conquistar medalha no primeiro dia do torneio, já que os outros quatro brasileiros foram eliminados da disputa. Leandro Cunha (66kg) e Erika Miranda (52kg) venceram na estreia, mas acabaram eliminados nas oitavas de final.
Ketleyn Quadros (57kg) e Felipe Kitadai (60kg) foram derrotados no primeiro combate. (Confira a disputa pelo ouro da categoria até 48kg acima)

A medalha de ouro em Paris vale 300 pontos no ranking mundial, a de prata, 180, e a de bronze, 80. Segundo critério estabelecido pela Federação Internacional de Judô, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria.

 Erika Miranda (-52kg), sétima colocada no ranking mundial, venceu a indiana Kalpana Devi Thoudam (65ª) na primeira luta mas caiu diante da cubana bicampeã panamericana Yanet Bermoy Acosta (13ª) na fase seguinte. O brasileiro Leandro Cunha (66kg) também não passou das oitavas do torneio em Paris. Após vencer o ganês Alex Amoako (72°) na estreia, o judoca foi derrotado por ippon pelo cazaquistanês Sergey Lim (25°). Ketleyn Quadros (19ª) e Felipe Kitadai (15°) perderam logo na primeira luta. Ketleyn foi superada pela chinesa Hui Wang (27ª), enquanto Felipe foi eliminado pelo russo Robert Mshvidobadze (57°).

Sarah Menezes vence quatro lutas em Paris, mas perde final para japonesa

 No caminho até a medalha de prata, Sarah Menezes estreou com vitória sobre a norte-americana Ann Shiraishi por ippon. Nas oitavas de final, a brasileira sofreu um pouco mais para bater a portuguesa Ana Hormigo com um yuko. Após derrotar a sul-coreana Jung-Yeon Chung por ippon nas quartas, a judoca do Piauí superou a atual campeã olímpica Alina Dumitru, da Romênia, com um yuko no golden score e carimbou o passaporte para a final em Paris. A brasileira já havia vencido a adversária este ano, no Masters de Almaty, no Cazaquistão, em janeiro.

Sarah começou com um bom volume de jogo na final, tentando dominar manga da experiente Tomoko Fukumi, mas não por muito tempo. A japonesa, vice-campeã mundial, se recuperou e passou a ser mais agressiva no tatame, obrigando a piauiense a partir para o ataque. Na sequência, a brasileira levou dois shidôs por falta de combatividade, que renderam à advsersária um yuko. Sarah partiu para o tudo ou nada e ainda tentou um ultimata, mas não conseguiu encaixar o golpe. Apesar de ter reagido no fim do combate, já era tarde demais. Fukumi, por sua vez, soube administrar a vantagem até o fim da partida e levar para casa a medalha de ouro. Quem levou o bronze foi a romena Alina Dumitru e a mongólica Urantsetseg Munkhbat.

Com a prata, Sarah acumula mais 180 pontos no ranking mundial e olímpico. Em terceiro lugar na categoria até 48kg, a brasileira chega à sua quinta medalha em grand slams. Ela foi bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009, em Tóquio 2009 e 2010 e na capital francesa em 2011. A judoca ainda conquistou a prata no Grand Slam do Rio de Janeiro no ano passado.

Na competição que abriu a temporada 2012, o Mundial Masters do Cazaquistão, a piauiense ficou com o bronze e somou pontos importantes no ranking.

Saiba quais brasileiros sobem no tatame neste domingo:

- Mayra Aguiar (-78kg) x Marjorie Ulrich (FRA)
- Tiago Camilo (-90kg) x vencedor de Chingiz Mamedov (KGZ) x Kinapeya Kone (CIV)
- Hugo Pessanha (-90kg) x vencedor de Valentin Radu (ROM) x Mohamed El Assri (MAR)
- Luciano Correa (-100kg) x Jason Koster (NZL)
- Leonardo Leite (-100kg) x vencedor de Maris Makhmudov (UZB) x Mael Le Normand (FRA)
- Daniel Hernandes (+100kg) x vencedor de Tormodur Okruashvili (GEO) x Matthieu Thorel (FRA)
- Rafael Silva (+100kg) x vencedor de Batsuuri Namsraijav (MGL) x Asaf Zohar (ISR)
Fonte: Sportv

Nenhum comentário:

Postar um comentário