Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LIBERTADORES: SONHO CORINTIANO

DÉCIMA TENTATIVA DE CONQUISTAR A 'COPA LIBERTADORES'
O Corinthians dará início nesta quarta-feira à sua décima tentativa de conquistar a Copa Libertadores. O duelo contra o venezuelano Deportivo Táchira, às 22 horas (de Brasília), em San Cristóbal, começará a colocar em jogo o planejamento que o clube traça desde que levantou a taça do Campeonato Brasileiro, em dezembro do ano passado. O clube manteve as principais peças do elenco vitorioso, repatriou o meia Douglas e fez uma preparação de luxo nas primeiras sete rodadas do Campeonato Paulista. Sempre entrando para vencer, mas preservando a cada partida os atletas mais desgastados, o time ganhou confiança: chega à rodada inaugural da competição continental ainda invicto - cinco vitórias e dois empates - e empolgado pela vitória convincente no clássico contra o São Paulo, domingo.

"A equipe teve um grande desempenho no clássico, isso me deixou feliz. Mais do que o resultado em um jogo que é um campeonato à parte, o importante é o acréscimo de um elemento de confiança. É muito difícil jogar contra um time qualificado como o São Paulo, ainda mais com jogo da Libertadores na quarta. Nós sabiamos do risco, mas o Corinthians jogou muito", exalta o técnico Tite, que quase não tem problemas para escalar o time. O zagueiro Paulo André é o único atleta que começou a pré-temporada com status de titular e está sem condições de jogo. Ele passou por uma artroscopia no joelho direito há 14 dias, tempo suficiente para que Chicão tenha mostrado serviço e readquirido a confiança que perdeu ao ser sacado em setembro de 2011. "Eu sempre digo que a oportunidade não bate na porta. Surgiu para o Chicão porque o Paulo teve um problema. Ele entrou, foi bem e agarrou", comenta Tite.
O restante do time é o mesmo que terminou o Brasileirão, com Danilo e Alex divindo a responsabilidade de armar as jogadas para Emerson e Liedson. Douglas, que chega com moral para brigar pela vaga de titular, ainda não tem condição física para começar jogando e segue como opção no banco de reservas. Em condição parecida está o atacante Adriano, que mostrou evolução na última semana e é a aposta da diretoria para as fases decisivas do torneio, mas o Imperador sequer viajou à Venezuela, assim como o goleiro Cássio (por opção de Tite) e o meia Cachito Ramírez (suspenso pela expulsão contra o Tolima, no vexame de 2011).
Disposto a terminar a primeira fase na liderança - o Grupo 6 conta ainda com o mexicano Cruz Azul e o paraguaio Nacional -, o Corinthians não vai se contentar apenas com um empate diante do Deportivo Táchira, que costuma ser presa fácil para equipes brasileiras. O adversário é o clube venezuelano que mais participou da Libertadores (16 vezes), mas sempre com campanhar modestas.
A equipe teve desempenho mediano no último Campeonato Venezuelano e ainda está em fase de reestruturação após a troca no comando técnico.O colombiano Jose Luis Pinto, que comandou o time na Libertadores do ano passado e terminou em último no grupo do Santos, deu lugar ao compatriota Jaime de la Pava. O discurso, pelo menos, é de impor dificuldades aos alvinegros e fazer valer o fator casa. "O Corinthians é um clube brasileiro, muito conhecido, mas Copa Libertadores é sempre disputada. Vamos fazer com que eles respeitem nossa casa", diz o meia Javier Villafraz, ciente de que cerca de 25 mil torcedores devem constituir público satisfatório no estádio Pueblo Nuevo.
A comissão técnica corintiana está analisando os aurinegros desde o início da pré-temporada e aponta o quarteto ofensivo composto por Chourio, Villafraz, Herrera e Zapata como maior qualidade do oponente.

FICHA TÉCNICADEPORTIVO TÁCHIRA-VEN X CORINTHIANSLocal: Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela)
Data: 15 de fevereiro de 2012, quarta-feira 
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Humberto Clavijo e Wilmar Navarro (ambos da Colômbia)

DEPORTIVO TÁCHIRA: Rivas; Rouga, Chacón, Badillo e Ángel; García, Casanova, Chourio e Villafraz; Herrera e Zapata
Técnico: Jaime de la Pava

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson e Liedson
Técnico: Tite
AGENCIA GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário