Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CORSO - MATIZES USAM ESPAÇO PARA MANIFESTAÇÕES

"IRREVERÊNCIA E DESCONTRAÇÃO" DURANTE O PERCURSO E ADENTRA OS TEMAS DO GRUPO 
Com o tema "Somos muitos, estamos em todos os espaços", o Matizes participa  do Corso de Teresina, levando muita irreverência e descontração para a Av. Marechal. O tema escolhido objetiva mostrar que lésbicas, gays, bissexuais e travestis estão presentes em todos as profissões e representações sociais.


Batizado de “Arca da Diversidade”, o caminhão do Grupo LGBT apresentou militantes caracterizados de padre, mãe de santo, pastor, policial, agente de trânsito, trabalhadora rural, enfermeira, dentista, jogadora de futebol e outras ocupações sociais. O casamento entre pessoas do mesmo sexo também será outra bandeira levantada. Um casal de noivas lésbicas simbolizou o desejo dos LGBT do Piauí de que o Tribunal de Justiça acate o pedido do Matizes, no sentido de que seja baixado provimento regulamentando os procedimentos a serem adotados para a conversão das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo em casamento, bem como a habilitação direta para o casamento. No dia 23 de janeiro, o Matizes protocolou na Corregedoria de Justiça um pedido de regulamentação dessas duas situações e aguarda uma resposta daquele órgão ao pedido do Grupo.
Na Arca do Matizes houve espaço ainda para gays e lésbicas que não se assumem. O ato de não assumir-se simbolizado por um armário. Mesmo tendo como um dos focos de sua atuação a visibilidade do segmento LGBT, com esse gesto, o Matizes reafirma seu respeito ao processo de cada um assumir, a seu tempo e ao seu modo, “a dor e a delícia e ser o que é". Além da alegria e da descontração, os cerca de 30 participantes da Arca da Diversidade com mensagens educativas, na reflexão sobre o direito à liberdade de crença, do uso do corpo pela mulher e do respeito à diversidade.
Para Marinalva Santana, diretora do Matizes, a participação no Corso de Teresina foi um dos momentos marcantes do Matizes na luta contra a discriminação . “Todos os anos, trazemos um tema provocativo, irreverente, porque nosso objetivo é, com leveza e criatividade, provocar a sociedade para refletir sobre a importância do respeito à diversidade”, pontua a militante.
Em 2010, o tema escolhido foi “Salve a bicharada”, um trocadilho que aliava a bandeira do amor aos animais com o respeito à diversidade. Em 2011, através do tema 'Recicle suas idéias', se buscou chamar a atenção para a importância da sustentabilidade ambiental e da revisão de (pré)conceitos com os LGBT. “Este ano, queremos tocar o dedo na ferida da hipocrisia, que tenta negar, apagar a existência dos quase 100 mil LGBT que vivem em Teresina", afirma Maria José Ventura, Coordenadora Geral do Matizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário