Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Artigo: ANVISA NÃO ACOMPANHA DENUNCIA MEDICA


Dr. Eli Magrisso
Pelos males que tem causado o uso indiscriminado de gotas nasais com vasoconstritores, o Dr. Moisés Eli Magrisso, está há anos solicitando para a ANVISA para que exija receita médica destes produtos vendidos livremente à população, e que tem causados doenças graves, e inclusive o óbito, e não são poucos que perdem a vida por usarem durante anos.
 A resposta enviada pela ANVISA, nos faz concluir que o mundo inteiro sabe que estas gotas nasais viciam, e que são elas que após desentupir o nariz, irão entupir novamente criando dependência.  Apenas esta entidade não sabe disso.
Vejam a resposta:
Parecer Final: Prezado Dr. Moisés Eli Magrisso,

Com relação à inclusão de uma frase de alerta sobre uma possível dependência causada pelo uso freqüente de soluções nasais, esclarecemos que é necessária a comprovação científica de que algum componente da fórmula cause, de fato, tal dependência.
Uma resposta destas, mostra o total desconhecimento e desinteresse pelo assunto
À respeito de comprovação científica de que algum componente da fórmula, cause de fato,tal dependência,  veja o que escreveu o  Prof. Dr. Luc Weckx é Professor Titular e Livre-Docente em ORL pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM. CRM: SP20931
Vasoconstritores nasais, geralmente à base de cloridrato de nafazolina ou de oximetazolina, só deve ser utilizado por um período máximo de 5 a 6 dias, visto que o seu uso prolongado acaba viciando o paciente, criando uma rinite chamada medicamentosa: nesta situação, quando o paciente pinga as gotas, os cornetos se retraem e facilitam a respiração pelo nariz, porém, duas a três horas depois ocorre um efeito rebote, criando novo inchaço desses cornetos; assim o paciente, em um círculo vicioso, coloca esses vasoconstritores nasais cada vez com mais frequência. Além disso, por serem vasoconstritores e com possibilidade de escorrerem do nariz para a garganta, deve-se ter cuidado em pacientes idosos e/ou cardíacos (podem alterar a frequência cardíaca) e em crianças (possibilidade de intoxicações).
Por favor, o mundo inteiro tem trabalhos que comprovam que estas substâncias causam dependência e os medicamentos AFRIN,  SORINAM, PRIVINA, NARIDRIN, OTRIVINA, e outros,  responsáveis de viciar mais de 10 milhões de brasileiros porque em 99% das vezes é utilizada devido ao vício,    e nunca por necessidade médica, já causaram a morte de milhares de pessoas por hipertensão arterial, arritmias cardíacas, AVC, aneurisma da aorta, e outras doenças.  Tem pessoas que as utilizam à décadas,  e sofrem muito com isto.   O que estão esperando para tomar alguma providência?  Que morram mais gente?
Qual é o problema de exigir receita médica em 2 vias como nos antibióticos?  Vai melindrar a poderosa indústria farmacêutica que ganha dinheiro fácil viciando a população?
É mais do que óbvio que se forem exigidas receitas médicas para gotas nasais com vasoconstritores,  os mais de 10 milhões de viciados em gotas nasais, se reduzirão para menos de 100 mil,  sendo que estes restantes,  continuarão viciados, porque não faltará farmácia que irá vender clandestinamente sem receita,  ou por alguma indicação médica de necessidade duvidosa.
Senhores técnicos da ANVISA.      Por favor, estejam mais atentos, quando se trata de salvar vidas.
QUEM SALVA UMA VIDA, SALVA UMA HUMANIDADE
*Dr. Moisés Eli Magrisso
Cremers  8708

Nenhum comentário:

Postar um comentário