Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 17 de março de 2011

GRIPE SUÍNA : DUAS SUSPEITAS - INFORMAÇÕES FICAM NO "ISOLAMENTO"

      Jotta Rocha - A preocupação do risco da "Gripe Suína" vem aumentando, gradativamente; as pessoas buscam informações, querem saber como se prevenir da INFLUENZA A(H1N1), principalmente após a divulgação de suspeita de dois casos em jovens (uma da capital, a outra do município Baixa Grande). As autoridades mantém sigilo dos fatos: a paciente de Teresina recebeu alta? encontra-se em casa, em regime de isolamento domiciliar?; a do interior foi transferida ao Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela?
      Recebi ligações de Uruçuí, professora Deuza, amiga da familia e professora da garota: "não temos nenhuma informação, não sabemos se o bebê está com vida, se a mãe está se recuperando". Mas, a falta de informações é generalizada - ; nós mesmos, como profissional de imprensa, buscamos  informações na Maternidade D. Evangelina Rosa, Hospital Natan Portela, Ouvidoria do Ministério da Saúde (0800 16 1997) - Min. da Saúde não conhece nem os casos das duas suspeitas. Na pesquisa, tomo conhecimento - extra oficial - que os bebês estão vivos. Ou seja, nota-se a falta de respeito para com o cidadão brasileiro; Constituição Brasileira é clara: "O povo tem direito às informações - transparência". É direito, senhora secretária e, senhor governador (ambos da área de Saúde).
      GRIPE SUÍNA
      É uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Veja na imagem postada medidas simples de se prevenir.  
      ATENÇÃO: Se você estiver com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure médico, vá a unidade de saúde mais próxima. (estaremos rastreando os casos - principalmente quando chegar  resultados dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz/SP)

     Segundo a Sesapi, todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar que a doença - se confirmada - se espalhe no Piauí; mas ressalta que o monitoramento de pessoas que tiveram contato com os doentes é de responsabilidade do município. A Secretaria mantém o sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas. E reafirma que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.
Ampliar, click na imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário