Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CEROL EM LINHAS DE PIPAS AMEAÇA CRESCENTE NESSA ÉPOCA

CAMPANHA EDUCATIVA: PERIGO USO DE CEROL EM LINHAS DE PIPAS
       Jotta Rocha Período ventos fortes promove aquecimento de crianças e adolescentes ao uso de papagaios (pipas); ontem o blog sondou em vários pontos da região sul: Lourival Parente, Planalto Bela Vista, Irmã Dulce...  embates de jovens (sem nenhuma orientação de pais e/ou responsáveis) ao estilo "empinar" pipas - organizam-se pequenas disputas e aplicação de inimigo ferrenho: CEROL - uma mistura de cola com pó de vidro (ou loimalha de ferro que é aplicado em linhas de pipas.
          Pedestres, ciclistas, motociclistas geralmente são atingidos por linhas de papagaio com aplicação de cerol - material na linha para cortar o papagaio do oponente - o que é um perigo mortal para as crianças e para quem esteja passando próximo a atividade.
        

No Brasil, nos meses de janeiro, fevereiro, junho (festas juninas) julho e dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares, são comuns a realização de disputas entre as crianças para ver quem consegue cortar a linha do papagaio do outro.




O cerol tradicional é uma mistura de pó de vidro (normalmente bulbos de lâmpadas) com cola, porém existem também varias modificações do cerol. Uma delas é substituir o vidro por pó de ferro, que é facilmente adquirido em serralherias. A fusão do ferro pelo maçarico deixa cair no chão um minusculo pó, e com o tempo vai se criando no local uma vasta massa de pó. Esse material é retirado por vendedores de cerol e por pipeiros regularmente fora dos olhos da polícia. Esse material é misturado a cola-de-sapateiro, que é comercializada em potes cujo valor varia entre R$1,50 a R$3,50. Por causa da presença do ferro, as linhas impregnadas com esta variante de cerol conduz a eletricidade facilmente. Basta um único contato da linha com os fios de alta tensão para que a pessoa seja eletrocutada. Mais perigosa, a mistura com pó de ferro é menos utilizada do que a mistura feita com vidro.

Um comentário:

  1. eu empino muito pipa mas também eu presto muita atenção no que os outros falam e os meus pais todo mundo inteiro sabe quando encosta em pescoço de um motoqueiro as viaturas e os policias pegam a sua linha e também se você for de menor os seus pais é que vão preso.
    espero que todo mundo se olhe em volta das pessoas que já morreram e os que estão correndo perigo, não acho o cerol uma arma assassina e sim um brinquedo, mas queria que todos refletissem um pouco antes de soltar em lugares onde tem vidas em jogo

    ResponderExcluir