Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 14 de julho de 2012

SÃO MARCOS: OBRA SEM PADRÃO DE SEGURANÇA

SINDICATO DENUNCIA NEGLIGÊNCIA TRABALHISTA PELA CONSTRUTURA 'ELLO ENGENHARIA'
Sindicalista e imagens do corpo
Era para ser apenas mais um dia de trabalho para o ajudante de pedreiro Edvan Batista do Nascimento, mas a fonte da sua renda, também se tornou fruto da tristeza da sua família desde a manhã desta quinta-feira (12/07). Aos 35 anos, morador de Timon (MA), era operário da Elo Engenharia, responsável pelas obras de ampliação do Hospital São Marcos, no Centro de Teresina.

Ele e mais dois companheiros de trabalho, jamais esperavam, ou não, que uma barreira de terra com cerca de oito metros desabasse sobre eles.
Os dois conseguiram escapar, Edvan não teve a mesma sorte e ficou soterrado até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, já sem vida. Mais de 50 operários da obra acompanharam toda ação, mas a expectativa foi frustrada.
O seu corpo ainda ficou horas debaixo de um lençol branco do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), aguardando a chegada do carro do Instituto Médico Legal (IML). Curiosos, fotógrafos e cinegrafistas registravam a cena como podiam. E de quem é a culpa?
HOSPITAL SÓ DIVULGOU NOTA
O Hospital São Marcos divulgou uma nota para imprensa horas depois do acidente, lamentou o ocorrido e informou que estaria acompanhando os trabalhos da equipe. O hospital é uma referência no combate ao câncer e passava por obras de ampliação que incluía uma grande área em frente ao Corpo de Bombeiros, na avenida Miguel Rosa.
A obra ficava exatamente ao lado dos quartos de internação da oncologia infantil, e toda movimentação foi acompanhada da janela por acompanhantes e os próprios internados, depois houve a orientação para que as janelas fossem fechadas, e a entrada ao hospital por uma das portas bloqueadas.
Responsáveis pelo hospital preferiram se manifestar apenas com a nota de 457 caracteres enviada à imprensa e não quiseram comentar mais o caso. Através da assessoria foi informado que vão aguardar a realização da perícia.

Alcenor Almeida é diretor geral do Hospital São Marcos
CONSTRUTORA NÃO COMENTA O ASSUNTOJá a Elo Engenharia agiu da mesma maneira e apenas enviou uma nota informando que lamenta profundamente o fato, que está apurando as causas do acidente e que a família está recebendo toda a assistência médica e psicológica.
Informaram ainda na nota que a Elo Engenharia tem 25 anos no mercado e 550 funcionários, e, pela primeira vez registra um acidente de trabalho com vítima. “A obra de ampliação do Hospital São Marcos é totalmente regular seguindo rigorosamente todas as normas e padrões de segurança, vistoriada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e registrada no Conselho Regional de Engenharia”, dizia.

Marcos Luciano, proprietário da Elo Engenharia
AGORA É ESPERAR A PERÍCIASe o acidente foi causado por negligência, a perícia vai verificar. O que se sabe é que com tantos padrões de segurança e rigorosidade nas normas, uma tragédia dessas seria evitada. Mas, se foi levada em consideração a ideia de que esse foi um acidente ‘atípico’ e foi um ‘azar’, leva a acreditar que esses operários estão na verdade, entregues à própria sorte.
A empresa pertence ao engenheiro Marcos Luciano, que também preferiu não se manifestar agora, e até que sejam realizadas as perícias no local.
REPRESENTANTE DO SINDICATO DIZ QUE É 'ASSASSINATO'Francisco Osvando, secretário de Saúde e Segurança do Trabalho do Sitricom-PI, lamentou o ocorrido e aproveitou para reclamar das condições de trabalho a que são submetidos alguns profissionais na área da construção civil. Segundo Francisco, este não foi um “acidente de trabalho e sim um assassinato”. Alegou que muitos operários deixam de denunciar a situação por conta das empresas, que “tentam colocar os trabalhadores contra o sindicato”. Desta vez ele culpa a empresa Elo Engenharia.
Ele informou ainda que vai oficiar os órgãos responsáveis pela fiscalização no pedido de as obras retornem apenas depois que todo o trabalho de apuração das causas do soterramento sejam apontadas.
*Reprodução via 180Graus 
VEJA OS VÍDEOS

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário