Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 17 de julho de 2012

PESQUISA ESTIMULADA - INSTITUTO AMOSTRAGEM

800 ELEITORES OUVIDOS NO PERÍDO DE 13 À 16 DE JULHO 2012
Em parceria com o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, a primeira após as convenções que homologaram os candidatos e a quase duas semanas do início da campanha eleitoral e depois do debate promovido pela Rede Meio Norte, revela que as eleições para a Prefeitura de Teresina tem quatro candidatos competitivos – Firmino Filho, Wellington Dias, Elmano Férrer e Beto Rego.
A pesquisa do Instituto Amostragem realizada entre os dias 13 a 16 de julho, com 800 eleitores a partir dos 16 anos de idade residentes na zona urbana de Teresina, revela que nas intenções de voto estimuladas, o candidato do PSDB, Firmino Filho, obtém 33,13% das intenções de voto, seguido do senador Wellington Dias (PT), com 20,13% das manifestações de voto.
Em terceiro lugar na disputa para a Prefeitura de Teresina está o prefeito Elmano Férrer (PTB), candidato à reeleição, com 18,13% das intenções de voto estipuladas.

O presidente do Instituto Amostragem, o professor do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, informou que Wellington Dias e Elmano Férrer estão tecnicamente empatados já que a margem de erro da pesquisa é de 3,39% para mais ou para menos.
Em quarto lugar na disputa pela Prefeitura de Teresina está o candidato do PSB, Beto Rego, com 15%, o que o torna também tecnicamente empatado com o prefeito Elmano Férrer.
Como a campanha eleitoral está começando agora, a disputa continuará sendo acirrada com a possibilidade de resultados positivos para qualquer um dos quatro candidatos – Firmino Filho, Wellington Dias, Elmano Férrer e Beto Rego. .
“Estamos assistindo neste momento uma acirrada disputa pela segunda posição sobre quem vai disputar o segundo turno com o candidato do PSDB”, afirmou Batista Teles.
O candidatos do PSTU, Daniel Solon, obtém 0,25% das intenções de voto estimuladas , mesmo percentual do candidato do PSOL à Prefeitura Municipal, Maklandel Aquino.
O candidato do PCB, Vasconcelos Pinheiro, tem 0,13% das intenções de voto estimuladas.
Os eleitores indecisos somam 7,88% e os que pretendem anular os votos são 5,13% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada em 107 bairros de Teresina e está registrada sob o Protocolo de número PI-00100/2012, no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Elmano tem os eleitores mais fiéis em Teresina


Os eleitores do prefeito Elmano Férrer são os mais fiéis e mais seguros de sua intenção de votar no candidato à reeleição para a Prefeitura de Teresina. O Instituto Amostragem levantou a sedimentação das intenções de voto dos eleitores para prefeito de Teresina.
Indagando ao eleitor se ele acredita que até o dia das eleições pode escolher outro candidato ou isso com certeza não aconteceria, o Instituto Amostragem chegou à conclusão de que 64,14% dos eleitores que intencionam votar em Elmano Férrer não vão escolher outro candidato até o dia das eleições, enquanto 31,03% afirmaram que podem escolher outro candidato até o dia das eleições.
62,64% dos eleitores que intencionam votar em Firmino Filho afirmam que não irão mudar de candidato até o dia das eleições municipais, contra 33,58% responderam que podem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro.
Entre os eleitores que intencionam votar em Wellington Dias, 57,76% não irão escolher outo candidato até o dia 7 de outubro e 37,89% afirmaram que podem escolher outro candidato até o dia das eleições.
Os eleitores de Beto Rego estão divididos entre 55,83% que declaram não mudar de intenção de voto até as eleições e 41,67% disseram que podem escolher outro candidato.
Os eleitores de Daniel Solon e Maklandel Aquino estão divididos meio a meio. 50% dizem que não irão escolher outro candidato e 50% garantiram que podem mudar de candidato.
Vasconcelos Pinheiro teve a manifestação de voto estimulado de apenas um eleitor e ele disse que não muda de candidato, significando 100% de fidelidade.

Eleitor teresinense quer um prefeito com experiência
A pesquisa Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte revelou que as razões mais importantes apontadas pelos eleitores na hora de decidir seu voto é a experiência administrativa anterior do candidato. Têm essa opinião 40,25% dos entrevistados, seguida pelas propostas dos candidatos (37%).
A terceira razão que pesará mais para definir o voto dos eleitores de Teresina são as qualidades pessoais dos candidatos.
O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a quarta razão ao mais importante na hora do eleitor decidir seu voto, com 6,13%.
A atuação do partido do candidato no Poder Executivo é uma razão importante na hora de decidir o voto para 4,13% dos eleitores teresinenses.
O partido do candidato repercute positivamente na hora de definir para 3,63% dos eleitores.

Por hora, a campanha eleitoral do candidato na TV e no rádio é uma razão importante para decidir o voto para apenas 2,5% dos eleitores. O que menos pesa na hora de decidir o voto foi a religião do candidato, com 0,88%.

Firmino e Elmano são os mais lembrados na espontânea
O Instituto Amostragem fez pesquisa de intenções de voto espontâneas, na que o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos aos eleitores. O resultado aponta que 43,75% dos eleitores ainda não têm candidato a prefeito ou não quiseram opinar sobre a questão e 5,75% disseram que vão anular seus votos.
Firmino Filho aparece em primeiro lugar com 20,5% das intenções de voto espontâneas, seguido pelo prefeito Elmano Férrer, com 13,75% das intenções de voto espontâneas.
Em terceiro lugar vem Beto Rego cm 7,38% e em quarto lugar está Wellington Dias com 7,25% das intenções de voto espontâneas.
Os outros candidatos lembrados espontaneamente foram Maklandel Aquino e Vasconcelos Pinheiro, ambos com 0,12%.

Daniel Solon não foi citado espontaneamente pelos eleitores.
O diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, lembra que Wellington Dias, que foi governador por dois mandatos, deputado, vereador de Teresina e agora senador ainda não é conhecido como candidato a prefeito teresinense, principalmente pelos segmentos do eleitorado pouco informado.
“Muitos eleitores ainda não sabem que Wellington Dias é candidato a prefeito porque tele seu nome lançado pouco antes das convenções r também teve o efeito da indecisão, do vai ou não vai. Por isso, quando for mais conhecido durante a campanha eleitoral como candidato a prefeito, Wellington Dias terá maior índice de intenções de voto espontâneas”, falou João Batista Teles.
Ele diz que exemplo disso é que Wellington Dias já aparece em segundo lugar na pesquisa de intenções de voto espontânea em que o Instituto Amostragem, perguntou aos indecisos em quem vão votar apontando os nomes dos candidatos a prefeito de Teresina. “Nessa pesquisa ele aparece em segundo lugar, o que é um indicador de aceitação”, explicou Batista Teles.

Wellington é o 2º quando os indecisos são estimulados
O Instituto Amostragem fez uma sondagem para saber para onde vão os eleitores indecisos da pergunta sobre intenção de voto espontânea quando é oferecido a eles os nomes dos candidatos, o que é um indicador da aceitação dos candidatos ou da margem de crescimento dos candidatos, falou João Batista Teles.
Desse grupo de indecisos na pesquisa espontânea, 26,29% escolhem Firmino Filho quando veem os nomes dos candidatos; 25,14% escolhem Wellington Dias; 17,14% optam por Beto Rego; e 10,57% Elmano Férrer.
0,57% dos indecisos na pesquisa espontânea quando estimulados afirmaram que votariam em Daniel Solon e 0,29% em Maklandel Aquino. 20% desses entrevistados permanecem indecisos ou pretendem anular os votos.

Cada candidato é forte em uma zona de Teresina
O candidato do PSDB à Prefeitura de Teresina, Firmino Fiho, tem sua melhor performance nas intenções de voto estimuladas na região Sudeste, com 36,17% das manifestações e a menor na região Norte, com 29,83%.
Wellington Dias obtém sua melhor performance na região Sul de Teresina, com 23,33% das manifestações de voto estimuladas e a menor na região Leste, com 17,34%.
Elmano Férrer tem seu melhor percentual de intenções de voto na zona Norte de Teresina, com 23,20%, e o mais baixo índice na região Sudeste com 14,18%.
Beto Rego tem seu melhor desempenho na zona Leste, com 18,50% das manifestações de voto estimuladas e a menor, na região do Centro, com 12,89%. Maklandel Aquino obteve 0,80% na região Centro e 0,58% na Leste. Daniel Solon teve 0,71% na região Sudeste e 0,58% na região Leste. Vasconcelos Pinheiro teve sua única intenção, 0,71%, na região Sudeste.
Dados Jornal Meio Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário