Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ciclismo: TERESINA "DIA SEM CARRO"

PMT INAUGURA CIRCUITO DE CICLISMO [área com estrutura, segurança e, credibilidade pública]
Teresina participará do Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo, 22 de setembro. A ideia é que os teresinenses deixem os carros em casa e se desloquem pela cidade de bicicleta ou mesmo a pé. Para comemorar a data, a Prefeitura de Teresina irá inaugurar o circuito de ciclismo que envolve as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, um grande passeio ciclístico acontecerá nesse domingo para comemorar o Dia Mundial sem Carro. O evento já tem a presença confirmada do prefeito Firmino Filho, que tem participado de todas as quatro edições do passeio ciclístico Pedala Teresina.
A proposta da Prefeitura, de acordo com o secretário, é fechar um trecho que vai da Ponte Wall Ferraz até a Petrônio Portela para a prática do ciclismo. “Esse trecho será fechado todos os domingos, de 7 às 12 horas, como forma de incentivar o uso da bicicleta. O prefeito Firmino Filho tem sido adepto dessa medida e tem implantado ciclofaixas nas avenidas como forma de incentivar o ciclismo, não apenas como atividade esportiva e de lazer, mas também como forma de locomoção”, explicou.
Segundo a gerente de educação de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Samyra Motta, a I Pedalada do Dia Mundial Sem Carro é também um alerta aos teresinenses. “O nosso objetivo é alertar as pessoas e mostrar que suas escolhas são fundamentais para reduzir os índices alarmantes que temos de acidentes de trânsito”, pontuou.
O ponto de saída dos ciclistas será a Ponte Estaiada, passando pela Ponte Wall Ferraz, dobrando no supermercado Makro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, passando pela Ponte Petrônio Portela e finalizando percurso novamente na Ponte Estaiada.
A Prefeitura de Teresina já tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de reduzir o número de automóveis circulando pela cidade. Entre elas, a implantação de ciclofaixas nas avenidas que possuem mais de três faixas e o fechamento do trecho da avenida Raul Lopes, sentido Norte/Sul, para o trânsito de veículos todos os domingos.
O Dia Mundial sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte, o número mais que dobrou, onde 1.683 cidades aderiram à campanha. No Brasil a data começou a ser comemorada em 2001, com a participação de 11 cidades.
Com a data, se pretende chamar atenção da população e do poder público dos problemas ocasionados com o intenso fluxo de veículos circulando. Questões sobre mobilidade urbana, saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes, são debatidas nessa data.
 via PortalDifusora

Nenhum comentário:

Postar um comentário