Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 8 de setembro de 2013

TÓQUIO SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS [daqui a sete anos]

JAPÃO RECEBE MAIOR EVENTO MULTIESPORTIVO 2020
                                                                                    Divulgação
O maior evento multiesportivo do mundo voltará ao Japão em 2020. Neste sábado, em votação realizada em Bueno Aires, Argentina, Tóquio, capital do país asiático, levou a melhor sobre Madri, na Espanha, e Istambul, na Turquia, e receberá os Jogos Olímpicos daqui sete anos, sucedendo o Rio de Janeiro, sede em 2016.
A capital japonesa supera assim, a frustração para receber os Jogos de 2016, quando era, assim como neste sábado, considerada favorita, mas acabou sendo superada pela candidatura brasileira.
Tóquio era também a única cidade já com experiência anterior em receber a Olimpíada, em relação a Istambul e Madri, já que foi sede em 1964.
No total, seis cidades se inscreveram como postulantes para receber a Olimpíada de 2020, mas Baku (Azerbaijão) e Doha (Qatar) foram eliminadas na primeira fase de cortes, em maio de 2012, enquanto Roma (Itália) se retirou antes por falta de garantias financeiras do governo.
Neste sábado, a primeira eliminada foi Madri. A capital espanhola foi para o desempate com Istambul, para decidir quem iria para a rodada final com Tóquio. Na votação, apenas 4 votos selaram a sorte em favor do turcos, que levaram a melhor por 49 a 45. Na ' grande decisão' Tóquio venceu por 60 votos contra 36.
Para levar a melhor sobre as rivais, a candidatura japonesa soube aliar modernidade, eficiência e segurança, principalmente, econômica. Além da ótima infraestrutura urbana, a Olimpíada será realizada com todos os locais de competições da capital localizados em um raio de apenas 8 quilômetros.
Para diminuir o número de novas construções, serão utilizadas algumas instalações dos Jogos de 1964, devidamente reformuladas, modernizadas e garantidas pelo poder financeiro dos japoneses.
Mesmo assim, o grande número de novas obras esportivas é um ponto contra. Além disso, Tóquio tem um menor apoio popular no país entre as finalistas para sediar o evento. Outra preocupação é o vazamento de água radioativa após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011.
Na apresentação japonesa neste sábado, Shinzo Abe, primeiro ministro do país, falou pouco sobre o assunto nuclear. "Agora podem existir preocupações com 2020, mas posso assegurar que a situação está controlada. Não teve e não terá nunca um impacto em Tóquio", disse.
Veja os principais pontos da candidatura japonesa:
Tóquio (Japão) Locais de competição 37 instalações (15 já existentes, 11 a construir e 11 temporárias), divididas em 2 zonas Estádio olímpico Estádio Nacional de Kasumigaoka, para 80 mil pessoas, local existente será completamente reformulado (atletismo, cerimônias, futebol e rúgbi) Sub-sedes 4 para futebol (Miyagi, Sapporo, Saitama e Yokohama). Orçamento Infraestrutura: US$ 4,4 bilhões para infraestrutura + US$ 3,4 bilhões do Comitê Organizador Pontos positivos Todas os locais de competições em Tóquio estão em um raio de 8km / transporte e segurança eficientes Pontos negativos Falta de apoio popular no país / terá que fazer grandes obras Históricos de grandes eventos Olimpíada de 1964, Copa do Mundo de futebol de 2002 Cidade Candidata à olimpíada 3ª vez, já sediou em 1964 e tentou em 2016 População 13,2 milhões de habitantes Mapa dos locais de competição
ESPN,Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário