Ronaldinho, sem convencer...
      O Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ), disposto não apenas a largar com uma vitória, mas também convencer seus torcedores de que o time será capaz de brigar pelo título. Mesmo tendo conquistado o Campeonato Carioca de maneira invicta, após ter ganho os dois turnos, o Rubro-negro jamais exibiu um futebol envolvente. A eliminação para o Ceará nas quartas de final da Copa do Brasil serviu para gerar ainda mais desconfianças.
      Já o Avaí vive uma fase de paixão com a sua torcida. Apesar de não ter se classificado para a decisão do Campeonato Catarinense, o time vem empolgando e está nas semifinais da Copa do Brasil. Pelo confronto de ida, conseguiu empatar com o Vasco por 1 a 1 no Rio de Janeiro e vai decidir a vaga na finalíssima atuando em Florianópolis (SC) na próxima quarta-feira.


      Apesar da boa fase do adversário e de o Flamengo ainda não ter convencido a sua torcida, o técnico Vanderlei Luxemburgo considera fundamental uma vitória na estreia. "Começar bem a competição é fundamental, ainda mais porque vamos atuar em nossa casa. Se quisermos ganhar este Campeonato Brasileiro, e esse é o desejo de todos no clube, se torna fundamental fazer a lição de casa. Isso serve, inclusive, para valorizar ainda mais os pontos que conquistarmos como visitantes", afirmou o comandante.
      Se a ordem do comandante é vencer dentro de casa, os jogadores pedem o apoio da torcida. O jogo será em Macaé porque o Maracanã está fechado para obras visando à Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Já o Engenhão, que foi escolhido como palco do clube no Brasileirão, está cedido este fim de semana para o show do cantor internacional Paul McCartney.
      "A torcida do Flamengo se acostumou a torcer pelo time em Macaé no Campeonato Carioca e acredito que ela estará ao nosso lado neste Campeonato Brasileiro. Esse apoio será muito importante, pois esta competição é uma prioridade para todos e começar com o pé direito é fundamental", convocou o meia Renato Abreu. O Flamengo está definido para este confronto. O lateral direito Leonardo Moura, com dores no joelho direito, fica fora. Com isso, Galhardo será usado na lateral direita, enquanto que no lado esquerdo Egídio ganhou a disputa com Rodrigo Alvim e começa jogando. No ataque, Wanderley se destacou mais do que Deivid nos treinos da semana e será o companheiro de Ronaldinho Gaúcho.
      Pelo lado do Avaí, o técnico Silas garante que sua equipe vai saber deixar de lado a Copa do Brasil para se concentrar no duelo diante dos flamenguistas. "O Avaí tem um grupo de muita qualidade e que está sendo fortalecido justamente para encarar as competições que temos pela frente. Vamos entrar com tudo contra o Flamengo, pois não queremos perder pontos no Brasileirão, senão fica complicado de correr atrás depois. Pensaremos no Vasco depois deste sábado", declarou Silas.
      Apesar do discurso, Silas pode poupar alguns titulares. Alguns desfalques são certos. O zagueiro Revson, com uma contratura muscular na coxa direita, o volante Diogo Orlando, ainda recuperando a forma física, e o atacante Willian, com os pés feridos, serão preservados. Já o zagueiro Cássio, o meia Estrada e o atacante Rafael Coelho, que não participaram da partida contra o Vasco, devem reaparecer.

FICHA TÉCNICA:FLAMENGO X AVAÍ
Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ) 
Data: 21 de maio de 2011 (Sábado) 
Horário: 18h30(de Brasília) 
Árbitro: André Luiz Castro (GO) 
Assistentes: Fabrício da Silva (GO) e Cristhian Sorence (GO)

FLAMENGO: Felipe; Galhardo, David Braz, Welinton e Egídio; Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AVAÍ: Renan; Gustavo Bastos, Bruno e Cássio; Felipe, Marcinho Guerreiro, Acleisson, Estrada e Julinho; Marquinhos Gabriel e Rafael Coelho 
Técnico: Silas