Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ANVISA COMBATE FUNCIONAMENTO DE FARMÁCIAS IRREGULARES


Por Karllene Costa*

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Piauí é um dos estados que possui baixos índices de adesão ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O estado tem 966 empresas cadastradas na Anvisa e apenas 242 tem registro no SNGPC, o que corresponde a 25% das farmácias e drogarias de todo o Piauí.

Para incentivar a adesão das empresas piauienses, o Dr. Rodrigo Tomaz, que é coordenador substituto do SNGPC e especialista em Regulação e Vigilância Sanitária veio ministrar uma palestra na manhã desta quarta-feira (18), na Universidade Federal do Piauí. O objetivo, segundo o especialista foi esclarecer as possíveis dúvidas do uso do SNPGC aos farmacêuticos e proprietários de farmácias e drogarias.

“Nós queremos estimular o uso do Sistema. Aqui no Piauí o índice de adesão é muito baixo. A Anvisa identificou o problema e nós viemos e devemos visitar todos os Estados que apresentam a mesma deficiência”, explicou Rodrigo Tomaz.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), Osvaldo Bonfim de Carvalho disse que a iniciativa é importante para os pacientes que procuram as farmácias. “O SNGPC é um sistema da Anvisa em que os dados são fornecidos apenas por farmacêuticos. Desta forma, as farmácias que trabalham com o sistema estão devidamente regularizadas”.

Osvaldo destacou ainda que, ao comprar em farmácias regularizadas, os pacientes estão seguros de que a sua receita foi analisada por um profissional farmacêutico.

*Com informações e foto da Ascom CRF-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário