Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 15 de maio de 2011

HOMOFOBIA: LÉSBICAS E GAYS FAZEM MANIFESTO


      O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas - LBL realizarão nesta segunda-feira (16/05), a partir das 10h, na Praça João Luis Ferreira, um ato para lembrar o Dia Mundial de Combate à Homofobia. Partindo da ideia de que "gentileza gera gentileza", os militantes do Matizes e da LBL distribuirão flores para pessoas que pela praça no horário do ato. Haverá também apresentações artísticas, panfletagem e uma solenidade para lavratura de escritura publica de união estável de um casal de lésbicas.       Desde 2006 o Matizes realiza solenidades para registro coletivo de união estável entre pessoas do mesmo sexo. Essa, porém, é a primeira  vez que a solenidade ocorre em uma praça pública. A tabelião do Cartório Themistocles Sampaio estará na Praça para lavratura da escritura.
      Segundo Carmen Ribeiro, Coordenadora Geral do Matizes, o objetivo da solenidade é dizer para a sociedade que as uniões homoafetivas são uma realidade e que casais de gays e de lésbicas se unem fundamentalmente pelo afeto, devendo ser respeitados em suas preferencias sexuais.
 
17 de maio: Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia

            Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”.
            Em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.
            A partir deste fato histórico o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos de conscientização pública em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas, inclusive gestores públicos, para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia, em suas mais diferentes formas de manifestação e ação (homofobia, lesbofobia e transfobia) e, assim, evitar que cada vez mais pessoas inocentes da sociedade continuem sendo brutal e covardemente assassinadas por causa de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.
            Em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, os eventos alusivos ao dia 17 de maio têm por objetivo chamar a atenção dos governos e da opinião pública para a lamentável realidade de opressão, marginalização, de total discriminação e exclusão social em que vivem milhares de cidadãos e cidadãs LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em todos as 27 Unidades Federativas do Brasil, e também em todos os países do mundo.
            Em 2010, segundo dados recentemente divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a homofobia matou, com extrema crueldade e violência, cerca de 260 homossexuais em território brasileiro. Esta, é uma realidade sangrenta que precisa ser extirpada. Esta é a nossa luta. Junte-se a nós!
 
10ª Parada da Diversidade - dia 26 de agosto de 2011
"Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo"
Grupo MatizesRua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
86 8816-8121 e 9417-912164000-200 - Teresina- PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário