Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ELEIÇÃO FFP: MAPEAMENTO ESPECIALIZADO - JOGO DOS VOTOS

            Por Severino Filho

Movimentação eleição de dezembro

      Chegando o momento  da eleição que irá escolher a nova diretoria da Federação de Futebol do Piauí, o torcedor é o menos informado sobre, de fato, como está o jogo dos votos. Quem realmente vai ter direito a voto? Quem vai votar em quem? Quem permanece fiel ao voto cravado na eleição de dezembro? Quem mudou de lado? Num estudo baseado em informações colhidas de várias fontes, o jornalista Severino Filho elaborou uma espécie de raio-x deste processo que reproduzimos no "Blog Jotta Rocha Repórter", e de certo, só tem um detalhe: os votos vão flutuar entre os candidatos Cesarino de Oliveira Sousa e Júlio Ferraz Arcoverde.

      Na eleição de 15 de dezembro, eram candidatos, além de Cesarino, o então presidente Lula Ferreira e o ex-presidente Francisco Machado. Agora são quatro candidatos: Cesarino Oliveira, Júlio Arcoverde, Sidney Santos e Chagas Costa. Veja, a seguir, o mapa dos eleitores, que só à noite, após o início da assembléia geral, será confirmado ou não.  
BARRAS (2 votos) - Em dezembro, votou em Cesarino. Permanece com ele.
CAIÇARA (2 votos) - Em dezembro, votou em Lula Ferreira, mas Hamilton Reis não é mais o presidente. Francisco Ispo foi eleito, em pleito questionado pela ala de Júlio Arcoverde. Se votar Francisco Ispo, são 2 votos para Cesarino Oliveira.
COMERCIAL (2 votos) - Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora, tanto Júlio Arcoverde quanto Cesarino garantem ter o seu voto.
CORI-SABBÁ (2 votos) - Em dezembro, votou em Cesarino. Continua com ele.
FLAMENGO (2 votos) - Em dezembro, com Everaldo Cunha na presidência, votou em Cesarino. O atual interventor, Raimundo Miranda Filho, também vota em Cesarino.
FLUMINENSE (1 voto) - Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora vota em Júlio Arcoverde, que tem apoio do senador João Vicente, presidente de honra do clube.
KRAC (1 voto) - Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora apóia Júlio Arcoverde. Mas a ala ligada a Cesarino questiona o seu direito a voto. E pode querer impugna-lo.
OEIRAS (2 votos) - Em dezembro, votou em Cesarino Oliveira. Agora vota em Júlio Arcoverde. Mas seu direito de voto será questionado, uma vez que o estatuto dá direito a voto somente aos clubes que tenham participado de competição oficial da FFP nos últimos dois anos. Como jogou o Estadual de 2009, em dezembro preenchia este requisito. Na eleição de amanhã, o grupo de Cesarino vai tentar impugnar a participação de Oeiras, por entender que os dois últimos campeonatos passam a ser 2011 e 2010. Os julistas irão argumentar que o Campeonato de 2011 ainda não é reconhecido, mas oscesarinos estão escudados no fato da CBF já ter, através de Portaria, devolvido os direitos associativos à Federação de Futebol do Piauí, o que torna, novamente, o campeonato oficial, além do que já haviam decidido os próprios clubes, em esclarecimento ao público assinado no mês de abril.
PARNAHYBA (2 votos) – Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora vota em Júlio Arcoverde.
PIAUÍ (2 votos) – Em dezembro, votou em Cesarino Oliveira. Continua com ele.
PICOS (2 votos) – Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora vota em Júlio Arcoverde.
PRINCESA DO SUL (2 votos) – O presidente José Filho não votou em dezembro. Passou uma procuração para Marcos David, filho de um ex-diretor do River, João Holanda. Amanhã, não se sabe se ele estará presente. E tanto Júlio quanto Cesarino garantem ter o seu voto.
4 DE JULHO (2 votos) – Em dezembro, votou em Cesarino Oliveira. Com a saída de Sergil Araújo da chapa de Cesarino, a pedido do próprio Sergil,  agora vota em Júlio Arcoverde.
RIVER (2 votos) – Em dezembro, votou em Lula Ferreira. Agora vai ter seu voto decidido em reunião que será realizada amanhã à tarde, pois na diretoria existem duas alas: uma que apóia Júlio Arcoverde, e outra que apóia Cesarino Oliveira.
TIRADENTES (1 voto) – Em dezembro, votou em Cesarino Oliveira. É outra situação que vai dar o que falar. Em março, os associados Jaime Oliveira, José Pereira e Ferreira Filho, entraram com ação na Justiça Comum, questionando a legalidade do processo eleitoral. Antônio Cruz, que até então respondia pelo clube, contestou. A ação está sub judice, com audiência marcada para 01 de junho. Na semana passada, porém, uma assembléia geral no Clube dos Oficiais da PM terminou em acordo entre os presentes, inclusive Antônio Cruz, nomeando uma comissão para fazer uma nova eleição em até 30 dias, ficando o clube, no momento, sem presidente. Mas com o processo da Justiça Comum sub judice, o acordo só terá validade depois de homologado pelo juiz do feito. Se a homologação ocorrer nesta segunda-feira, Cruz não poderá votar. Se o juiz, usando do prazo que a lei lhe faculta, homologar apenas na terça-feira, Cruz votará como gestor do Tiradentes. E repetirá o voto para Cesarino.
Diante deste quadro, computando-se apenas os votos que, de fato, estão mais do que certos, o placar entre Júlio Arcoverde e Cesarino Oliveira é de 8 a 8, com Fluminense, Krac, Parnahyba, Picos e 4 de Julho do lado de Júlio, enquanto Barras, Cori-Sabbá, Flamengo e Piauí estão com Cesarino. Mas, ressalte-se mais uma vez, computando-se apenas os votos onde, a princípio, não geram nenhuma dúvida quanto ao seu candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário