Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 14 de maio de 2011

TRABALHO ESCRAVO IDENTIFICADO NO PIAUÍ


Trabalho escravo - Século XXI

      A Polícia Civil do Piauí em parceria com a Polícia Militar descobriram, na última quarta-feira (11/05), um esquema de trabalho escravo em fazenda no Sul do Estado. 13 homens, entre eles um menor de idade, trabalhavam em roçado e estavam vivendo em condições desumanas na cidade de Bom Jesus. Dois deles conseguiram fugir e denunciaram o fato à delegacia local, que desde a quarta-feira realiza buscas para encontrar o fazendeiro acusado pelas contratações.


      Os 13 homens executavam o roçado de um grande terreno que posteriormente se transformaria em um loteamento. Sem receber condições adequadas, eles dormiam em uma barraca feita com estacas e coberta por uma lona no meio de um matagal. A alimentação era feita no mesmo local em fogueiras improvisadas e as necessidades fisiológicas também eram feitas no meio do mato sem nenhum tipo de higiene. Damião Gerônimo mandou buscar os trabalhadores na cidade de Manoel Emídio, a 170 km de Bom Jesus, em um “pau de arara”.
      Segundo o depoimento prestado à polícia pelos trabalhadores, eles não conseguiam sair da fazenda, pois estavam sempre em dívida com o proprietário, que cobrava pela alimentação fornecida. “O salário combinado com o proprietário teria sido de R$ 50 por tarefa (lote roçado), tendo sido elevado posteriormente para R$ 80. Eles disseram que a comida acabava saindo mais cara do que o próprio salário. Ao perceber que estavam pagando para trabalhar tentaram sair do emprego, mas não conseguiam pagar as dívidas”, conta o delegado regional de Bom Jesus, Tiago Rabelo.
      De acordo com o delegado, o dono do loteamento é Damião Gerônimo de Medeiros, grande proprietário de terras na região. “No momento em que constatamos que as acusações eram verídicas fomos a busca de prender o fazendeiro, mas ele deve ter ficado sabendo e conseguiu fugir. Ainda não temos pistas de onde ele se encontra”, afirma. As vítimas foram resgatadas e levadas ao seu município de origem, a cidade de Manoel Emídio, a 170 km de Bom Jesus. “Nós demos alimentação e depois levamos todos de volta à sua cidade natal, pois eles não tinham condições nem para comer”.

 180Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário