Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 15 de maio de 2011

INTER CAMPEÃO GAÚCHO 2011


Renan, falha em momento final

      Que se dê fim, de maneira definitiva, no mito falacioso que atribui debilidade técnica do maior clássico do Rio Grande do Sul. Mais uma vez Grêmio e Inter protagonizaram um clássico irresistível. Jogadores qualificados, muitos ataques nas duas áreas, dribles, gols, defesas espetaculares, falhas e indefinição até o último segundo de jogo fizeram do Gre-Nal disputado na tarde deste domingo, no Estádio Olímpico, um dos melhores da história recente desta rivalidade. No tempo normal o Inter venceu por 3 a 2. Lúcio abriu o placar para o Grêmio, mas Leandro Damião, Andrezinho e D'Alessandro - de pênalti - viraram o placar. Borges, faltando dez minutos para o final, marcou o gol tricolor que levou a decisão do Campeonato Gaúcho para os pênaltis. E nas cobranças, o Inter foi melhor - vencendo por 5 a 4 após 14 cobranças realizadas. Inter, campeão gaúcho de 2011!

andrezinho grêmio x internacional gol (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Andrezinho marcou o gol da virada e saiu lesionado (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
         Supremacia tricolor
Com titulares importantes retornando de problemas físicos - Victor, Lúcio e Vilson - e também com Adilson liberado após cumprir suspensão, Renato Gaúcho não inventou. Para preservar a vantagem conquistada com a vitória de 3 a 2 no Gre-Nal do Beira-Rio, o treinador do Grêmio escalou a equipe no seu usual 4-4-2 com meio-campo em losango.
Precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença, Falcão mudou a estrutura tática do Inter. Ele sistematizou a equipe colorada no 4-3-2-1, com o zagueiro Juan na lateral-esquerda. Guiñazu foi o primeiro volante, tendo à frente Bolatti e o lateral Kleber improvisado no meio, mais D'Alessandro e Andrezinho aproximando-se de Leandro Damião.
Mesmo com a tranquilidade do placar vitorioso do clássico anterior, foi o Grêmio quem assumiu o controle da posse de bola. De início as chances partiram das faltas laterais. Mas aos 15 minutos a pressão transformou-se em comemoração.
Douglas lançou Lúcio de forma primorosa. A bola encobriu a linha defensiva colorada e encontrou o camisa 11 tricolor absolutamente livre, em condições legais garantidas pelo atraso de Índio em se adiantar. E com tranquilidade Lúcio desviou de Renan para marcar: 1 a 0. Quatro minutos depois quase saiu o segundo, mas o goleiro do Inter salvou atirando-se aos pés de Viçosa.
Supremacia colorada
Tamanho o domínio em campo, que os gremistas se empolgaram nas arquibancadas. Mal passavam 25 minutos e os tricolores gritavam 'olé'. A resposta de Falcão foi imediata, com a substituição do zagueiro Juan pelo meia-atacante Zé Roberto.
Aos 30, na primeira jogada de Zé Roberto, o Inter empatou. Pelo lado esquerdo ele levou o Inter à frente. A bola sobrou para Leandro Damião, que em restrito espaço conseguiu girar, e bater de esquerda. Não havia, praticamente, ângulo. Mas Damião fez a bola contrariar as leis da física, vencendo Victor: 1 a 1.
Ainda em vantagem, o Grêmio passou a apostar nos contra-ataques, e o Inter recuperou a posse de bola perdida no início do jogo. De tanto insistir, principalmente sobre o lado esquerdo gremista - com Zé Roberto, Bolatti e Nei sobre Gilson, com problemas na cobertura - a virada chegou.
Após escanteio, Andrezinho apanhou o rebote e com muita categoria superou Victor: 2 a 1 para o Inter, aos 45. Curiosamente, Andrezinho mancava, com problemas físicos provocados por uma falta sofrida pouco antes do gol. Mesmo assim, conseguiu chutar para o gol da virada. Como um Saci, o mascote do Inter, fez o gol com um pé só.
Virada para o título
Andrezinho até retornou do vestiário, mas logo no início do segundo tempo não suportou as dores e foi substituído por Oscar. Com ainda mais velocidade na transição ofensiva colorada, Grêmio e Inter alternaram-se em ataques tanto quanto São Pedro variou as condições climáticas do Gre-Nal, disputado sob sol, chuva, mais sol, chuva de novo...
Em ambiente saturado de tensão, o Gre-Nal passou à imprevisibilidade total. Ninguém ousaria adivinhar o que estaria por vir. O Inter insistia, o Grêmio contra-atacava, mas nenhuma boa oportunidade foi criada. Até os 27 minutos.
Vilson contorcia-se no gramado, com dores. Mas não quis deixar o campo amparado pela maca. Desta forma, o árbitro Leandro Vuaden autorizou a cobrança de um lateral pelo Inter. Desorganizada, a defesa do Grêmio não esperava o reinício do jogo de forma tão rápida.
E Zé Roberto recebeu livre, invadiu a área, e foi parado pelo goleiro Victor, em pênalti claro. Na cobrança, dois minutos depois, D'Alessandro marcou: 3 a 1 para o Inter, resultado que seria suficiente para a conquista do título estadual.
A torcida do Inter cantava sozinha, frente a um estarrecido Estádio Olímpico em silêncio. Quem diria que seria um jogador colorado o responsável pelo retorno da alegria no lado azul das arquibancadas? Aos 35, Douglas cruzou na área, Renan saltou e segurou a bola, mas na queda soltou-a. Livre, sem goleiro, Borges marcou para o Grêmio: 3 a 2 para o Inter, placar que levou a decisão do Campeonato Gaúcho aos pênaltis.D'Alessandro nem havia cobrado o pênalti e Renato Gaúcho já contava com o gol do Inter. Tanto que, simultâneo à marcação sobre Zé Roberto, o treinador convocou os atacantes Lins e Borges. Ambos substituíram Leandro e Viçosa, e o Grêmio retomou aquela pressão arrefecida desde o empate colorado, lá no primeiro tempo.
PênaltisInter campeão
Douglas abriu a série marcando 1 a 0 para o Grêmio. D'Alessandro empatou em belíssimo chute. Na segunda sequência, Renan parou Willian Magrão defendendo no canto direito. Mas Victor, companheiro de Seleção do centroavante colorado, também bloqueou a cobrança de Leandro Damião.
Rochemback recolocou o Grêmio à frente. E Victor foi novamente brilhante ao defender o chute de Kleber, deixando o Grêmio com 2 a 1. Antes da euforia tricolor, entretanto, Renan também defendeu o chute de Lúcio. Logo depois, Oscar empatou em 2 a 2.
Lins, no meio do gol, deixou o Grêmio na frente. E Bolatti determinou a igualdade que levou a decisão às cobranças alternadas. Rodolfo fez para o Grêmio, Nei para o Inter, Adilson errou, e Zé Roberto, o melhor em campo, o jogador que mudou a cara do jogo, deu o título para o Inter.
Próximos jogos
Grêmio e Inter estreiam no Brasileirão no próximo final de semana. Sábado, dia 21, o Inter enfrenta o Santos na Vila Belmiro. E no domingo o Grêmio recebe o Corinthians, no Olímpico.
Globesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário