Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 31 de maio de 2011

CBF: RESOLUÇÃO 05/2011 TRAZ ERRO HISTÓRICO

      A entidade Mor do futebol brasileiro - CBF - ao baixar a Resolução nº 05/2011, tornando nulos todos atos da junta Governativa da FFP, presidida pelo Reinaldo Ferreira, e nomeando o presidente do Parnahyba, José Lima, como novo gestor da entidade pelos próximos 60 dias - tendo como base o art. 37 do Estatuto FFP, aplicado só em caso de renuncia coletiva, com prazo de 15 dias e não 60 - prova não conhecer suas filiadas.A Confederação Brasileira de Futebol cometeu um erro histórico e indicou um dos mais novos filiados da entidade, castrando (usurpando), atropelando  direitos de vários clubes que se filiaram à FFP muito antes que o Parnahyba.


Raimundo Miranda, gestor do Flamengo
      A Resolução da CBF diz, ipsis litteris: "...credencia e nomeia o sr. José Lima e Silva, presidente do Parnahyba Sport Club, associação com maior tempo de filiação à aludida Federação". Um grande equívoco. Filiado à Liga Parnaibana de Futebol, o Parnahyba só requereu sua filiação à Federação Piauiense de Desportos, hoje Federação de Futebol do Piauí, em 1967. O time do litoral é apenas o mais antigo, fundado em 1913, mas sua filiação à Federação ocorreu somente 50 anos depois.
De todos os clubes que ora estão filiados e com direito a voto, o mais antigo e com mais tempo de filiação é o Esporte Clube Flamengo, fundado em 08 de dezembro de 1937 e que assinou a ata de fundação da Federação Piauiense de Futebol (hoje Federação de Futebol do Piauí), em 25 de novembro de 1941, conforme consta no Diário Oficial da época. Além do Flamengo, fundaram a entidade as equipes do Automóvel (fundado em 1938), Artístico (fundado em 1918), Botafogo (fundado em 1932) e Terríveis (fundado em 1938). Desta forma, a CBF, para cumprir o artigo 37 do Estatuto da Federação, terá de fazer a nomeação do atual gestor do Flamengo, Raimundo Miranda.
Dados: arquivo Buim

Nenhum comentário:

Postar um comentário