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FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PROCON ALERTA: "COMPRA PELA INTERNET" PROVOCA RECLAMAÇÕES

      Jovem comprou um celular pela internet em São João da Boa Vista, a 216 km de São Paulo, mas recebeu uma pedra de cimento no lugar do aparelho. Ele pagou R$ 250 pelo equipamento. Foram 40 dias de espera pela encomenda, que não chegou. André Luís Bruscargin comprou o aparelho, que teria MP3, câmera fotográfica e televisão, no site Mptudo. A encomenda veio da China. A embalagem estava lacrada, mas sem o produto e com a pedra no lugar. “Uma sensação de estar sendo enganado, de estar perdendo alguma coisa”, disse ele.
      Agora, Bruscargin quer saber se o erro foi do fabricante, que não enviou o produto, ou se o celular desapareceu nos Correios, que é responsável pela entrega. “Ambos pediram cinco dias para verificar o que ocorreu”, disse. A compra e a venda na internet se tornaram comuns devido a facilidade e a agilidade do processo. Alguns sites ainda oferecem descontos atrativos. Apesar disso, o Procon já registrou cerca de 2 mil reclamações de compras desse tipo em todo o país. “Sessenta por cento (60%) é referente a não entrega do produto ou descumprimento do prazo ofertado para a entrega”, alerta o Procon.
        O consumidor pode reclamar pelo site do órgão de defesa do consumidor. O caso é analisado por técnicos da fundação e depois as empresas são notificadas. Para evitar transtornos, o Procon recomenda que os produtos sejam comprados através de referências de outras pessoas que já adquiriram. Além disso, é importante priorizar ou optar pelo pagamento através de cartão de crédito, pois, em caso de descumprimento ou não entrega, o consumidor pode solicitar o estorno.

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