Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DENGUE: CASOS NOTIFICADOS REGISTRAM 35,02% SUPERIOR AO ANO PASSADO

Sec. Telmo, Saúde do Estado
"aedes aegypti" ação do surto da dengue
      “A visita do ministro da Saúde ao Piauí foi apenas de alerta. Nós queremos justamente evitar que o surto de dengue, previsto pelas autoridades não aconteça e para isso vamos buscar parcerias e ainda pedir o apoio da população”. Este o apelo secretário de Saúde Telmo Mesquita; ssegundo o secretário, a visita de José Gomes Temporão foi importante para traçar metas em um combate mais específico à dengue. Telmo Mesquita explica que o trabalho de prevenção já existe no estado, mas que com o alerta feito pelo ministério, as ações deverão ser intensificadas.
      No Piauí, são 224 municípios com a presença do vetor da dengue. Até a ultima semana de outubro foram notificados 7.719 casos da doença, 35,2% a mais que no ano passado. Foram 39 casos registrados como graves, com seis óbitos confirmados, três deles com febre hemorrágica. Estes números preocupam as autoridades, já que o índice de letalidade da doença normal é de apenas 1% dos casos, e no Piauí, este índice chega aos 15,40%.
      Somente em 2010, foram 43 surtos controlados de dengue. Hoje, 43 municípios estão sobre atenção prioritária de controle da doença e ainda outros 46 com vulnerabilidade muito baixa.  De acordo com o secretário, as estratégias de combate já foram definidas e muitas já estão em andamento. Campanhas educativas e também planos de combate estão nas prioridades da secretaria. Uma cartilha com todas as informações sobre o mosquito e os sintomas da dengue será distribuída em todo o estado.

Dados Acesse Piauí - Por Apoliana Oliveira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário