Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 11 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS: NO FUTEBOL, HOJE O INÉDITO 'OURO OLÍMPICO'

ÀS 11h NO LENDÁRIO WEMBLEY, BRASIL DECIDE COM MÉXICO 
                                                                                                          A seleção 'Canarinho' comandada por Mano Menezes tem, neste sábado, a chance de dar a volta por cima e através do único título que o melhor futebol do mundo ainda não tem: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A partir das 15h horário de Londres (11h de Brasília) no lendário Wembley, a equipe canarinho enfrenta o México pela decisão da competição
O mais próximo que o Brasil esteve de subir ao lugar mais alto do pódio foi em Los Angeles-1984 e Seul-1988, quando perdeu a final nas duas vezes para França e União Soviética, respectivamente.
Em 1984, com Jair Picerni no comando, a seleção entrou em campo diante dos franceses com Gilmar Rinaldi; Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir, Dunga e Gilmar; Tonho, Kita e Silvinho.
Quatro anos depois, Carlos Alberto Silva escalou para encarar os soviéticos Taffarel; Jorginho, André Cruz, Aloísio e Winck; Ademir, Milton Cruz e Geovanni, Romário, Careca Bianchesi e Edmar/Bebeto.
Na primeira das finais olímpicas, o Brasil perdeu por 2 a 0 para a França; em Seul a decisão foi mais parelha, com 1 a 1 no tempo normal, e a União Soviética ganhou com um gol de pênalti na prorrogação. Nos 24 anos seguintes, a seleção conquistou dois bronzes (Atlanta-1996 e Pequim-2008) e agora se encontra na terceira oportunidade para finalmente colocar o ouro no peito.
E a geração sub-23 é das mais estreladas: Neymar, o principal jogador brasileiro; Oscar, camisa 10 que acaba de deixar o Internacional para ir ao Chelsea; Leandro Damião, artilheiro dos Jogos com seis gols; Lucas, ex-São Paulo e agora do Paris Saint-Germain por 43 milhões de euros; Paulo Henrique Ganso; Sandro. E ainda com o capitão Thiago Silva e o lateral Marcelo, ambos remanescentes do bronze de Pequim-2008.
O discurso de todos dentro do elenco é o mesmo: fazer história. "Chegou a hora, né? O grande jogo, que esperávamos desde o começo desse trabalho. É manter o que estamos fazendo no dia a dia. Permanecer as mesmas coisas para a gente ficar à vontade. Sabemos da importância desse jogo. Os torcedores estão bem ansiosos. É um jogo para poder estar na história da seleção. Estamos ansiosos, mas preparados e focados para fazer um grande jogo", disse o volante Sandro.
"Não conversei com o Ronaldo, mas para mim é uma honra gigantesca estar em uma final de Olimpíada, disputando ouro. É muito difícil vencer a Olimpíada, porque se não fosse o Brasil já teria umas 20 medalhas, vários craques não conseguiram. Hoje estamos representando todos eles, o brasileiro, e esperamos que no sábado a gente consiga essa medalha", afirmou Neymar. "A gente pensa toda a hora na final, foi difícil dormir depois da semi (vitória sobre a Coreia do Sul). Ansioso, sim, mas o sono é mais fácil. Quero não ter sono depois da final", brincou.
Para Marcelo, essa é a chance de colocar o Brasil de volta ao posto dos maiores times do mundo. "A seleção tem que recuperar o prestígio com vitórias e títulos. É sempre estar em cada jogo ou competição dando o máximo para ganhar. Chegando em uma final de Olimpíada, demonstra que a seleção é muito boa", explicou.
O técnico Mano Menezes, que chegou pressionado a Londres após a má Copa América e derrotas em amistosos contra seleções grandes, deve mandar a campo a mesma equipe que derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0 na semifinal: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião.
Já os mexicanos tratam a final dos Jogos Olímpicos de Londres como o jogo mais importante da história do futebol do país. No entanto, um de seus melhores atletas está fora da decisão: Giovani dos Santos teve uma lesão de grau um na coxa direita na vitória sobre o Japão na semi. Com uma geração muito promissora, campeã mundial sub-17, o México aposta no conjunto diante do talento brasileiro como já aconteceu em amistoso nos EUA em junho: 2 a 0 para os mexicanos.

FICHA TÉCNICA BRASIL x MÉXICOLocal: Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra)

Data: 11 de agosto de 2012, sábado

Horário: 11 horas (de Brasília)

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)

Assistentes: Stephen Child e Simon Beck (ambos ingleses)

BRASIL: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes

MÉXICO: Corona; Israel Jiménez, Mier, Reyes e Chávez; Enríquez e Salcido; Aquino, Fabián e Raul Jiménez; Peralta. Técnico: Luis Fernando Tena
ESPN.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário