Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

artigo: TERESINA, CANTADA EM SEUS 160 ANOS

CORDEL E REPENTE NOS 'VERDES SONHOS DA MENINA TERESINA'
Poeta superando os degraus da vida
A semana voltada para às comemorações dos 160 anos de Teresina - primeira cidade projetada a ser capital - mas, mesmo nesse 16 de agosto notamos os desencontros enraizados pelo clima da disputa eleitoral, reduzindo até mesmo as festividades, ficando a beleza no ato da primeira missa de aniversário da cidade Mor presidida pelo sétimo arcebispo metropolitano, dom Jacinto Sobrinho [eleito recente) e, no tradicional cerimonial palaciano das medalhas conselheiro Saraiva; mas, chama-se atenção o já tradicional Festival de Violeiros, em 39ª edição e, como é do conhecimento mover o setor cultural não é fácil em virtude de carência de recursos - urgindo ai, a perseverança de bravos 'heróis'  poetas populares.
O Festival tem sua história, concerto reconhecido, cantado e decantado a níveis nacional/internacional,  advento se fortalecendo na comunicação de marketing da internet;  em estágio agonizante vive  dia-a-dia, o humilde artista, talentoso e criativo amante na arte de  compor e sonorizar poemas e rimas em tons varonil, como  o trabalho do jovem Francildo Violeiro, há muito buscando superar os enclaves da arte popular.
O mais novo trabalho do poeta "Repente na Capital", apresenta homenagem à cidade [Cantado Teresina], ao saudoso poeta violeiro Vicente Evangelista, faz dedicação ao seu pai [Homenagem ao Pai Falecido] e, em rimas e versos decanta "Nasci para te Amar".
Projeto simples, se predomina na temática: "Querer é Poder", ultrapassando barreiras e ficando o popular:"vence aquele que realmente souber lutar"; durante esses dias teremos apresentações de poetas, cordelistas, repentistas lotando da Casa dos Cantadores ao palco do Teatro de Arena (praça Bandeira). Pelo roteio que me chega, entre os mais de duzentos artistas do improviso,  Francildo Violeiro em parceria com Zeca Ximenes, está programado para domingo, dia 19. O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, como divulga um dos seus idealizadores, mestre Pedro Mendes Ribeiro: "realizado em Teresina, anualmente, no mês de agosto, já se consagrou como o 'maior festival de violeiros da terra', recebe poetas de todo o país, com uma importante singularidade [não há julgamento nem discriminação] famosos e anônimos dividem o mesmo palco. Essa prática tem incentivado e facilitado a ascensão de novos talentos" . 
Como teresinense digo: "obrigado a vocês poetas, pois encontramos dificuldades até mesmo na arte de viver e, cultura com pouco e/ou sem apoio é complicado" .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário