Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 21 de agosto de 2012

FENAJ, TRABALHA AÇÕES PEC DOS JORNALISTA

FENAJ define nesta semana ações pela aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara

Após a aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Executiva da FENAJ e a coordenação da campanha em defesa do diploma definem no início desta semana um plano de ação para buscar acelerar a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados. As atividades a serem definidas buscarão a intensificação dos contatos com os parlamentares e a ampliação do apoio social à proposta. Em alguns estados a repercussão positiva da aprovação da PEC já surte efeitos.
“Precisamos constituir um movimento cada vez mais forte e com mais apoios”, destaca Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e membro do GT da campanha em defesa do diploma. Por isso, adianta, além do contato com os deputados federais em suas bases, o plano de ação a ser definido pela Executiva da FENAJ deverá contemplar contatos com lideranças na Câmara dos Deputados, um calendário de mobilizações e uma agenda articulada com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma.
Iniciando as atividades, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul está encaminhando ofícios aos deputados federais do Estado expondo sobre a importância do restabelecimento da exigência do diploma para o exercício da profissão de Jornalista. Antes mesmo de receber, logo após a aprovação em segundo turno da PEC 33/09 no Senado, os deputados Fábio Trad, Luiz Henrique Mandetta e Geraldo Resende manifestaram apoio à proposta e devem votar favoravelmente à sua aprovação na Câmara Federal.
A entidade também está estimulando a categoria e seus apoiadores a enviarem e-mails, mensagens via redes sociais ou via telefonema ao gabinete dos deputados que ainda não se posicionaram em favor da PEC, solicitando o seu apoio.
No Espírito Santo a aprovação da PEC colaborou para que, a pedido do Sindicato dos Jornalistas, o deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço (DEM) retirasse da pauta da sessão do dia 13 de agosto a apreciação de um projeto de lei que permitia a não obrigatoriedade da formação de jornalista para exercer o cargo comissionado de secretário de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do estado.
Em São Paulo, a cobertura da aprovação da PEC 33 nas redes sociais e a entrevista do presidente da FENAJ, Celso Schröder, a estudantes que acompanharam a movimentação no Congresso Nacional vem se constituindo num importante instrumento de estímulo à mobilização.
Posteriormente à aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou proposição da deputada Ana Paula Lima (PT/SC) parabenizando a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas e reiterando o apoio à luta dos jornalistas pelo respeito e qualificação da profissão. O Sindicato dos Jornalistas já adiantou que buscará agendar uma reunião com a coordenação da bancada federal catarinense para obter apoios à PEC dos Jornalistas.
“Com as iniciativas que já estão se desenvolvendo em vários estados, e com a ampliação do movimento com o plano de ação que lançaremos nos próximos dias vamos buscar assegurar a aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara até o final de 2012”, disse o presidente da FENAJ. “E para isso, a colaboração e envolvimento de todos os que defendem a qualificação do jornalismo será fundamental”, concluiu.
Boletim Fenaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário