Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FFP 71 ANOS: HISTÓRICO DE CRIAÇÃO

DECRETO FEDERAL [3.199-1941] OBRIGA CRIAÇÃO DE FEDERAÇÃO - 1ª legislação voltada ao desporto
No último domingo de novembro (25), a Federação de Futebol do Piauí-FFP, completou 71 anos de existência. Tudo começou, portanto, há 7 décadas. Mas como foi este começo?: Porque ela demorou tanto a ser criada, se o futebol chegou ao Piauí em 1905 e o primeiro campeonato disputado dez anos depois? Recorrendo a jornais da época e livros temáticos sobre a história do futebol no Brasil, encontramos a justificativa.
De fato, desde o início do século passado que o futebol era passou a ser praticado no Piauí. Foi implantado, primeiramente, em Parnaíba, chegando logo depois na capital do Estado, Teresina. Naquela ocasião, não havia uma legislação exclusiva para o desporto brasileiro. Ligas eram criadas para organizar competições, independente se no mesmo local já havia outra ou não.
Em todos os estados do país, elas foram surgindo à medida que o futebol ia causando empolgação. Quem não tinha como participar de uma liga, criava outra, e assim por diante. Em 14 de abril de 1941, através do Decreto n° 3.199, o Brasil ganhou a primeira legislação voltada para o desporto. No texto legal, sancionado pelo presidente Getúlio Vargas, uma determinação que se constituiria num divisor de águas - tornava-se obrigatório, em todo o país, a criação de uma Federação para cada estado, tendo que ficar sediada na capital.
No Piauí, existiam duas ligas: a Liga Parnaibana, sediada em Parnaíba, e a Liga Teresinense, localizada na capital. No dia 25 de novembro de 1941, cinco clubes se reuniram e fundaram a Federação Piauiense de Futebol, em cumprimento ao novo diploma legal. Os cinco fundadores; Automóvel Esporte Clube (hoje Fluminense Esporte Clube), Botafogo Esporte Clube, Esporte Clube Flamengo, Artístico Futebol Clube e Terríveis Esporte Clube.
Na oportunidade, os representantes dos cinco primeiros filiados elegeram Raymundo Ney Baumann como primeiro presidente da Federação Piauiense de Futebol.. Piauiense de Teresina, Ney Baumann nasceu em 10 de dezembro de 1896, e veio falecer, também na capital mafrense, em 26 de maio de 1968. Reeleito por diversas vezes, ele presidiu a entidade até os primeiros meses de 1961.
Site FFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário