Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 22 de dezembro de 2012

Reforma Eleitoral: ELEITORES DE TERESINA PELO MÉTODO 'BIOMÉTRICO'

TSE PREVÊ - até 2018 - TODOS ELEITORES IDENTIFICADOS PELAS DIGITAIS [combatendo fraude]
                                                                                     Divulgação
Em 2013, mais de 300 municípios de 14 Estados do país e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, começarão a realizar o recadastramento biométrico de seus eleitores com foco nas Eleições Gerais de 2014. A medida, que desta vez alcançará mais de 9,9 milhões de eleitores, foi aprovada pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), por meio da edição de 10 provimentos, publicados nesta semana no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O recadastramento biométrico, iniciado em 2007, tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais realizados pela Justiça Eleitoral. Até o momento, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e já utilizaram a nova tecnologia nas eleições municipais de outubro.

O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
A expectativa do TSE é que, até 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas impressões digitais nas eleições.
Localidades
Com a edição dos 10 novos provimentos da CGE foram incluídos na lista do recadastramento biométrico os eleitores das capitais do Distrito Federal e de Roraima (Brasília e Boa Vista, respectivamente), onde ainda não houve revisão eleitoral para uso da biometria. Dessa forma, com o início do recadastramento já no próximo ano, no pleito de 2014, a identificação pelas digitais passará a ser realidade em 25 Estados do país e no DF, com exceção do Amazonas, que, até o momento, ainda não figura na relação da Justiça Eleitoral.
Os novos provimentos da CGE também preveem o recadastramento biométrico em mais sete capitais brasileiras. São elas: Rio Branco-AC, Macapá-AP, Palmas-TO, Teresina-PI, São Luís-MA, João Pessoa-PB e Recife-PE. A medida ainda alcançará, entre outros, mais 172 municípios do Rio Grande do Sul.
Até as Eleições 2012, haviam realizado a revisão para uso da biometria eleitores de 299 cidades de 24 Estados, incluindo as capitais Aracaju-SE, Curitiba-PR, Goiânia-GO, Maceió-AL e Porto Velho-RO. Além disso, todos os eleitores de Alagoas e Sergipe já foram recadastrados.
Veja abaixo a quantidades de locais por Estado onde será realizado o recadastramento biométrico com foco nas Eleições Gerais de 2014:
EstadoQuantidade de municípios
AC2, incluindo a capital, Rio Branco
AP3, incluindo a capital, Macapá
CE7
DFApenas a capital, Brasília
MA9, incluindo a capital, São Luís
MS2
MT13
PB19, incluindo a capital, João Pessoa
PE53, incluindo a capital, Recife
PI8, incluindo a capital, Teresina
PR7
RO14
RRApenas a capital, Boa Vista
RS172
TO2, incluindo a capital, Palmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário