Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Polícia: APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO EM 2012

CRESCE 20% [aproximadamente] 424 EM 2011 PARA 533 EM 2012
Este ano o número de apreensão de armas de fogo no Piauí cresceu de 424 para 533 em relação ao ano passado. Os dados são da Gerência de Armas e Munição, que contabilizou um aumento de aproximadamente 20%. “Avaliamos positivamente, pois esses dados são os maiores desde o início da campanha, em 2003”, diz o delegado João Paulo de Lima, coordenador da Gerência de Armas e Munição da Policia Civil do Piauí e Coordenador da Campanha de Desarmamento do Piauí.
Essas armas são oriundas de operações polícias conjuntas e individualizadas, mas também de entrega voluntária por parte do portador da arma. “Essas armas ao chegar aqui, inicia-se um mecanismo de destruição desse objeto. Inicialmente retira-se toda a munição dessa arma, depois ela é levada até o exército que a coloca em fornos de alta temperatura, que as destrói e nunca mais poderão ser usadas”, afirma o delegado.
Del. João Paulo de Lima
No último dia 09 de dezembro o Ministério da Justiça divulgou o tema da campanha de desarmamento 2013, que é “Proteja sua família, desarme-se”. Já a última lei que previa a legalização de uma arma sem registro no Ministério da Justiça data de 2008, dessa forma a pessoa dona de uma arma sem registro não pode mais fazê-lo. “É importante lembrar que a pessoa que possui uma arma não legalizada, ela não tem mais prazo para fazer a legalização. Assim, o correto é entregar a arma no posto de arrecadação mais próximo de casa,”, declara o coordenador.

Na capital existem vários pontos de arrecadação, praticamente em todos os Batalhões da Polícia Militar. Também a arma pode ser entregue na Gerência de Armas e Munição, localizada na praça Saraiva, no centro de Teresina.  “A pessoa que entrega sua arma, ela tem três pontos positivos. O primeiro a pessoa vai da ilegalidade e depois recebe a indenização, que dependendo da arma vão de 150 para 450 reais, além disso, não há necessidade da pessoa se identificar”, fala o delegado. 
Outro ponto importante é que quando a pessoa for entregar a sua arma.  O portador da mesma precisa levar consigo a guia de trafego da arma emitida pelo site desarma.mj.gov.com.br ou pelo site da Polícia Federal. “A pessoa, que irá entregar a sua arma e levar consigo o guia de trafego, esta não será apreendida caso algum policial o pegue com a arma no caminho. Essa campanha de entrega voluntária da arma é realizada conjunta com a Policia Militar e a Policia Civil”, finaliza João Paulo de Lima. 
Via Acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário