Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fenaj: PROTESTO A FECHAMENTO "O JORNAL"

RADICALIZAR - 'CALAR A IMPRENSA' [fechar impresso]
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, representando todos os seus filiados, e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar repúdio contra a decisão do empresário e deputado federal João Lyra, de encerrar as atividades de O Jornal, deixando desempregados mais de 30 profissionais que, ao longo de 18 anos, construíram uma história respeitada e premiada dentro da empresa.
Contudo, nos últimos meses, esses trabalhadores vinham enfrentando uma realidade nada gloriosa, com atrasos no pagamento dos salários e um “rodízio de parcelamentos” com cotas de até R$ 250, o que gerou um quadro tenebroso:
trabalhadores endividados; recorrendo a empréstimos bancários; com dificuldades até de pagar o transporte para se deslocar ao próprio trabalho; e vivendo diversas situações constrangedoras, porque até mesmo o plano de saúde descontado dos salários dos funcionários, a empresa deixou de repassar durante meses, inviabilizando a realização de consultas e exames médicos.
Mesmo diante dessa situação, a categoria buscou, incansavelmente, a negociação com a direção da empresa e fez inúmeras concessões para evitar a radicalização. Por sete meses, mesmo vivendo os mais diversos dramas pessoais, os profissionais de O Jornal aguentaram a situação de penúria e continuaram cumprindo suas jornadas de trabalho e sua função social de levar a informação à sociedade com profissionalismo e respeito. Mas em troca, receberam promessas não cumpridas, ameaças de demissão e até de fechamento do jornal, que acabaram se concretizando.
Na sexta-feira (16 de novembro), consumidos pelo desgaste emocional e até físico, decorrente da falta de compromisso demonstrada pela direção da empresa, os jornalistas de O Jornal aprovaram por ampla maioria, em assembleia geral, a decretação de greve imediata, exigindo o pagamento da última parcela do salário de setembro – que foi dividido em quatro vezes – e do salário do mês de outubro, que não havia sido pago até quarta-feira (21/11).
Em função da greve, a edição do sábado (17), não foi publicada, mas a resposta da empresa veio com a edição de domingo, fechada de forma precária, com uso irregular de estagiários, free-lances e colegas que, apesar de terem votado a favor da paralisação, decidiram, lamentavelmente, furar a greve. Numa nota de capa e no editorial, O Jornal deu a lamentável notícia do encerramento das suas atividades, um golpe para os jornalistas que fizeram a história da empresa e para a sociedade alagoana, esquecendo o lema que sempre estampou: “Respeito ao leitor”.
A intransigência por parte da empresa do deputado federal João Lyra nos leva a questionar: É esta a postura de um homem público perante a legítima mobilização de trabalhadores pelo direito básico constitucional, de receber o devido salário pelo trabalhado realizado? É assim que o parlamentar trata a Constituição que ele jurou defender no Congresso Nacional?
Não foram os profissionais e nem o Sindicato, os responsáveis pelo fechamento de O Jornal, como querem fazer crer alguns dirigentes do periódico, em seus discursos terroristas. A crise que há muito tempo afeta a empresa é decorrente de erros administrativos acumulados e repassados em sucessivas gestões, dos quais são vítimas, principalmente, os trabalhadores.
Ao Sindicato dos Jornalistas e à Fenaj cabe o papel inalienável de defesa intransigente dos trabalhadores, que vem sendo cumprido com firmeza no apoio e solidariedade aos
profissionais que estão perdendo seus postos de trabalho, e na luta para garantir que todos os seus direitos sejam preservados. Ao mesmo tempo, lamentam o encerramento das atividades desse periódico e almejam que essa decisão seja repensada, em respeito aos trabalhadores, à sociedade alagoana e, sobretudo aos leitores.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas - SINDJORNAL
Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ






Nenhum comentário:

Postar um comentário