Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Artigo: EXIGÊNCIA DE RECEITAS MÉDICAS

ANVISA QUER DEBATER EXIGÊNCIA DE RECEITAS

O clinico geral e médico do trabalho, Moisés Eli, nos envia esse tema questionando a ausência de debates entre as partes integradas pacientes/pessoal de saúde e órgãos do setor na obrigatoriedade e/ou não da exigência de receita, vejamos:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicará até a segunda quinzena de outubro, um edital para formar um grupo de interessados em discutir medidas para que a receita médica passe  a ser cobrada nas farmácias.
A proposta é fazer valer a lei vigente e estabelecer como obrigatória a apresentação da prescrição do médico no ato da compra de remédios com tarja vermelha,  como anti-hipertensivos, anticoncepcionais e anti-inflamatórios.  Em muitos casos a receita acaba não sendo cobrada 
Sou a favor de exigir receita médica de todas as tarjas pretas,  e a maioria das tarjas vermelhas,  porém,  a exigência em  anticoncepcionais e anti-hipertensivos,  será terrível para a população.  E tem medicamentos como corticóides injetáveis e gotas nasais, que não são tarja vermelha,  e é absolutamente necessário que seja exigida a receita médica,  o que a ANVISA não faz, por falta de experiência clínica dos que tem o poder da caneta.

Um abraço.
Moisés Eli Magrisso


2 comentários:

  1. Situação embaraçosa, hem, João Jotta!

    Ainda não tinha lido nada sobre essa nova decisão.

    Parece que complicará ainda mais a vida dos doentes crônicos.

    ResponderExcluir
  2. Preocupante, vai prejudicar vários 'pacientes' principalmente os mais humildes. Concordo com controle mas, necessitamos de mecanismo seguros, pois Saúde é coisa séria. Vamos pensar, debater e buscar alternativas seguras para todos.

    ResponderExcluir