Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 14 de outubro de 2012

Copa 2014: FIFA/MCDONALD's BOICOTA ACARAJÉ - TRADIÇÃO

ACARAJÉ - tradição do nosso povo -  NÃO PODE CONCORRER COM HAMBÚRGUERES [rede McDonald's, patrocinadora oficial da Fifa]

A economia brasileira, certamente, será aquecida com os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo mas,  em Salvador, a arena Fonte Nova, estádio que vai abrigar jogos pode ficar sem acarajé. A venda do tradicional bolinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial, é caracterizada como comércio ambulante; como foi divulgado, na mídia, no início do mês, a Fifa - gestora Mor do futebol - recomenda o afastamento dessa modalidade de comércio num perímetro de até 02 (dois) quilômetros das praças de jogos. O acarajé, em tese, não pode ser concorrente dos hambúrgueres produzidos pela rede McDonald’s, patrocinadora oficial da Fifa.
“Até agora ninguém me chamou para conversar sobre a situação das baianas”, reclama a presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), Rita Maria Ventura dos Santos. Ela classifica como absurda a hipótese de não haver baianas vendendo acarajé na Fonte Nova. “Eram oito baianas lá dentro que tiveram que sair devido à obra. Agora que está tudo novo vão retirar as baianas? Todas tinham carteira”, conta Rita dos Santos.
A presidente da Abam ainda reclama de atraso nos cursos de preparação. Segundo ela, o Sebrae programou a formação de 300 baianas para o serviço de receptivo, mas calcula que, mesmo com a abertura de nova turma em 29 de outubro, este número não será alcançado. Há a ideia de que os acarajés sejam levados já fritos para o estádio e aquecidos em fornos de micro-ondas – esta prática já ocorre no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, onde ocorrem jogos do Vitória.
“Alegam que há risco para os torcedores. Se for assim, era proibido venda de acarajé no Carnaval. Nunca soube de ninguém queimado com azeite nestas festas”, diz a presidente da Abam. No Estádio Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, com mando de campo do Bahia, a venda é permitida.

Incerteza:
A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) informa que não há certeza sobre o local onde as baianas ficarão durante os jogos. “Mas elas serão contempladas”, diz a chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga, que não assegurou se este local será dentro do estádio.
COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL DA COPA-COL
A imprensa busca posicionamento do Comitê Organizador Local da Copa (COL), mas,  não há, até o momento, decisão concreta sobre a venda do acarajé nos estádios. Copa das Confederações e Copa do Mundo, torcemos pelo sucesso, mas deixar parte do povo castrado de tradição - como o acarajé - tudo englobado no sistema marqueteiro da Fifa é algo que nem Freud explica... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário