Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CRIAÇÃO DO GURGUEIA COGITADO DESDE 1919


GEÓGRAFO APRESENTA PROVA DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO GURGUEIA SER ANTIGO

     A divisão do Estado do Piauí em dois, no caso a criação do Estado do Gurgueia, ainda gera polêmica. O projeto deu entrada na Câmara Federal no dia 10 de abril de 2007 e passou dois anos parados, aguardando designação do relator. No entanto, segundo o geógrafo Antoniel Silva, em entrevista a Portal da Capital, a discussão da divisão do Piauí entre os políticos é recente, mas a criação do Estado do Gurgueia já vem sendo cogitada desde 1919. Isto porque, de acordo com Antoniel, um doutor em geografia chamado Ezequiel fez um mapa e propôs a divisão durante uma conferência realizada no ano de 1919. A divisão do estado proposta naquela época tinha a finalidade de facilitar a vida administrativa do país, tendo como base o exemplo europeu que se desenvolveu em territórios pequenos. 
 “Os políticos apresentam a ideia da divisão como sendo criação deles, o que não é correto já que tenho prova de que a criação do Gurguéia vem sedo cogitada há muito tempo, sendo hoje desnecessária, pois a real intenção política na divisão são as criações de mais cargos dentro do estado, pois o Piauí tem um índice de pobreza muito elevado e desenvolver aquelas cidades demoraria anos e a situação da população desse novo estado iria piorar”, afirmou o geográfo.
Mapa de 1919
Fonte: Portal AZ e Blog Tempos Sapiens

Estado do Gurguéia
 A ideia é dividir o Estado em dois: Piauí e Gurgueia. Se dividido, o novo Estado (Gurgueia) passaria a contar com uma população aproximada à de Teresina: 800 mil habitantes, o correspondente à 24% da populacão do Estado. O Piauí hoje conta com 224 municípios em uma área de 251 mil quilômetros quadrados. Com a divisão, o Estado do Gurgueia passaria a contar com 151 mil quilômetros e 79 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário