O Real Madrid tem a vantagem de quatro pontos na tabela e está mais perto do título do Campeonato Espanhol, mas é o Barcelona que tem se dado melhor nos últimos confrontos entre eles. Se mantiver o retrospecto favorável diante do rival neste sábado, no superclássico que começa às 15h (horário de Brasília), o time catalão não só acirra ainda mais a disputa pela taça da Liga como também iguala um recorde da equipe merengue.
ESPN mostra o VT da partida no domingo, às 18h.
O Barça está invicto diante do Real nos últimos sete duelos (quatro vitórias e três empates), a um jogo da invencibilidade de oito partidas que o adversário conseguiu entre 2001 e 2003 (três vitórias e cinco empates), quando o Real contava com os galáticos Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane e Raúl. A última vitória do time comandado por José Mourinho aconteceu há exatamente um ano. Foi na final da Copa do Rei, por 1 a 0, em Valência, no dia 20 de abril de 2011, quando Cristiano Ronaldo fez na prorrogação o único gol do jogo e garantiu a taça.
Depois disso, a sequência positiva da equipe do técnico Pep Guardiola rendeu títulos ao esquadrão de Messi, Xavi, Iniesta e companhia. Nos dois confrontos pela semifinal da Champions League da temporada passada, vitória do Barça por 2 a 0 no Santiago Bernabéu e empate por 1 a 1 no Camp Nou.
Pela Supercopa da Espanha, 2 a 2 em Madri, 3 a 2 na Catalunha e mais uma conquista blaugraná. Pelo primeiro turno do Espanhol, em dezembro do ano passado, novo triunfo do time de Messi, desta vez por 3 a 1. Os dois últimos duelos aconteceram em janeiro, pelas quartas de final da atual Copa do Rei. Vitória do Barça por 2 a 1, fora de casa, e empate por 2 a 2 no Camp Nou.
No recorde atual, que pertence ao Madrid, a série começou em março de 2001, com um empate por 2 a 2, no Bernabéu, pelo Espanhol. Os dois jogos seguintes também foram pela Liga, vitória por 2 a 0 do time da capital e empate por 1 a 1.
Na semifinal da Champions League de 2002, o Real venceu por 2 a 0, em Barcelona, e depois houve empate, por 1 a 1, em Madri. Na Liga Espanhola 2002/2003, duas novs igualdades: 0 a 0 e 1 a 1. Na temporada seguinte do Espanhol, outro triunfo do Real fora de casa, por 2 a 1. A sequência positiva da equipe merengue foi quebrada no dia 25 de abril de 2004, pelo segundo turno da Liga, quando o Barcelona venceu por 2 a 1, no Bernabéu. Kluivert e Xavi fizeram os gols dos catalães, enquanto Solari descontou.