Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 11 de setembro de 2011

MÁ FASE DO CRUZEIRO GARANTE TRIUNFO SANTISTA

A DUPLA BORGES E NEYMAR LITERALMENTE INFERNIZOU A VIDA DO CRUZEIRO

Neymar inferniza, Borges decide, Santos vence e amplia série ruim do Cruzeiro

Harmonia, toque de bola e destreza  garantiu a vitória do Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro fez o gol do triunfo e ampliou sua liderança na artilharia da disputa, enquanto que o segundo provocou duas expulsões entre os mineiros.

O centroavante anotou o gol que rendeu mais três pontos ao time de Muricy Ramalho aos 12 minutos de jogo, após bela jogada de Alan Kardec pela direita do ataque. Foi o 16º tento de Borges em 19 patidas disputadas neste Nacional, condição que o deixa como goleador máximo do certame e de forma isolada.

Se Neymar não anotou, foi imprescindível para a vitória. Isto porque o Cruzeiro atacava muito após sofrer o primeiro gol e dava a pinta que iria empatar, algo que só não o fez porque o Montillo desperdiçou penalidade aos 32 do primeiro tempo, chutando para fora. Os santistas reclamaram muito com o árbitro Francisco Carlos do Nascimento dizendo que não houve infração de Anderson Carvalho.

No segundo tempo, a pressão mineira foi ainda maior. E Então Neymar virou protagonista. Aos 20 minutos, recebeu bola direita e deu uma carretilha em cima de Leo, que apelou à falta. Já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Era o alívio que o Santos precisava, já que até ali o goleiro alvinegro Rafael sofria um verdadeiro bombardeio.

Com um a mais, o time da casa não só equilibrou as ações como passou a controlar o jogo, tanto que perdeu várias boas oportunidades de ampliar. Neymar seguia impossível, e aos 45, em jogada na liha de fundo, ele segurou a bola e viu o volante Fabrício jogá-lo longe. Também foi advertido com o cartão vermelho e expulso, fazendo os visitantes acabarem o jogo com nove atletas em campo.

Com o resultado, o Santos chegou a seis partidas sem derrotas, foi a 29 pontos e subiu da 14ª para a 12ª posição na tabela. Já o Cruzeiro completou seu terceiro jogo sem triunfo - duas derrotas e um empate -, segue com 28 e agora aparece no 13º lugar na classificação.

Na próxima rodada, o Santos faz o clássico paulista com o Corinthians, no domingo da próxima semana, às 16 horas (horário de Brasília), no Pacaembu. Já os celestes enfrentam o América-MG, no mesmo dia, só que às 18 horas, na Arena do Jacaré.

O jogo
O Santos começou o jogo sofrendo uma baixa logo aos dois minutos. O estreante volante Alison, recém-promovido das categorias de base do clube, sentiu uma lesão no joelho direito e teve que deixar a partida. O técnico Muricy Ramalho colocou outro jovem volante, Anderson Carvalho, em seu lugar.

Mesmo com esse problema nos primeiros minutos do confronto, o Santos começou pressionando o Cruzeiro. Aos cinco, Neymar cruzou para área e, após bate-rebate, a bola sobrou para Borges finalizar, mas o goleiro Rafael fez uma grande defesa, evitando o gol santista.

Pouco depois, os alvinegros tiveram mais uma grande chance de gol. Aos sete, Neymar começou a jogada pela esquerda e tocou para Alan Kardec soltar a bomba e exigir mais uma grande intervenção do arqueiro cruzeiro Rafael.

E o gol do Santos não demorou a acontecer. Aos 12, Alan Kardec recebeu de Neymar e tocou para Borges, que apenas teve o trabalho de tocar a bola para o fundo da rede, colocando a sua equipe em vantagem no placar: 1 a 0.

Melhor em campo, o Santos teve dois gols anulados em condições duvidosas pela arbitragem, especialmente no segundo, aos 21, marcado por Borges, que reclamou bastante com o assistente pela marcação.

E se os santistas não conseguiram ampliar a vantagem, o Cruzeiro teve uma grande oportunidade para empatar em pênalti marcado sobre Montillo, que gerou muitos protestos tanto dos jogadores alvinegros quanto da torcida. Aos 31, o próprio Montillo se encarregou da cobrança, mas bateu para fora, sem conseguir levar o seu time ao empate.

Após o susto, o Santos voltou à carga e quase chegou ao segundo gol, aos 37. Alan Kardec ficou frente a frente com Rafael, porém, a sua finalização parou em mais uma grande defesa do camisa 1 da equipe mineira, Rafael.

Depois de dominar na primeira etapa, o Santos viu o time celeste voltar melhor após o intervalo. Logo aos dois minutos, Montillo fez boa jogada, driblando por três, antes de cair no chão. A bola sobrou para Bobô, que chutou fraco para fácil defesa de Rafael.

O Cruzeiro teve mais uma boa oportunidade no início do segundo tempo com Roger. Aos cinco, o meia arriscou um chute da intermediária, mas a bola foi para fora.

O Cruzeiro teve mais uma grande chance de empatar com Bobô, que aos 12, matou a bola no peito antes de emendar um arremate, exigindo nova defesa de Rafael, que salvou os donos da casa de sofrerem o empate mais uma vez. Logo depois, os dois times começaram a fazer substituições. No Cruzeiro, Gilberto saiu para a entrada de Gabriel Araújo, enquanto o Santos viu Borges deixar o campo substituído por Diogo.

Em busca do empate, os mineiros viram sua situação se complicar ainda mais na partida aos 20. Léo, que já tinha sido advertido com o cartão amarelo no primeiro tempo, fez falta dura em Neymar e foi expulso. Mesmo com um a menos em campo, o Cruzeiro esteve perto do empate, novamente, aos 27. Montillo arriscou de longa distância, em cobrança de falta, mas a bola passou ao lado do gol santista, defendido por Rafael.

No minuto seguinte, Anderson Carvalho sentiu câimbras e Muricy se viu obrigado a mexer mais uma vez. O lateral Crystian entrou em seu lugar. Os santistas, com um jogador a mais em campo, passaram a tocar mais a bola, visando segurar a pressão celeste. Aos 37, Felipe Anderson tocou para Alan Kardec chutar e exigir boa defesa de Rafael.

Nos instantes finais, a equipe celeste tentou o empate com Sebá entrando no lugar de Bobô. Mas, além de não conseguir o seu gol, o Cruzeiro ainda viu o volante Fabrício perder a cabeça e, após agressão em Neymar, ser expulso pela arbitragem minutos antes do apito final.

FICHA TÉCNICA:SANTOS 1 X 0 CRUZEIRO 
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 10 de setembro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Asp. Fifa-AL)
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (Asp. Fifa-CE) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Renda: R$ 239.195,00
Público: 9.637 pagantes
Cartões amarelos: Anderson Carvalho, Bruno Aguiar (Santos); Léo, Leandro Guerreiro, Roger, Naldo (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Léo e Fabrício (Cruzeiro)
Gol: SANTOS: Borges, aos 12 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Rafael; Bruno Aguiar, Edu Dracena, Durval e Léo; Alison (Anderson Carvalho, depois Crystian), Henrique e Felipe Anderson; Neymar, Alan Kardec e Borges (Diogo)
Técnico: Muricy Ramalho

CRUZEIRO: Rafael; Leandro Guerreiro, Léo, Naldo e Everton; Fabrício, Gilberto (Gabriel Araújo), Roger e Montillo; Ortigoza e Bobô (Sebá)
Técnico: Emerson Ávila
Agência Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário