Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CASO ESTUDANTE: RECONSTITUIÇÃO SEM "TRANSPARÊNCIA"


                                                                        Reprodução

A reconstituição do crime que vitimou a estudante Fernanda Lages começou por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira (29) simultâneamente no bar Pernambuco, início do trajeto, e na obra do Tribunal Regional do Trabalho, onde ela foi encontrada morta.
Uma área de quatro quarteirões no entorno do bar Pernambuco foi isolada para que ninguém, além dos peritos e envolvidos nas investigações tivessem acesso ao local. A simulação contou com a participação de policiais do RONE (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) e um boneco com o peso e altura da vítima - não utilizado.
Colegas de Fernanda Lages que tiveram com ela pela última vez no Bar Pernambuco também participaram da reconstituição. Eles tiveram seus nomes mantido em sigilo.
Além dos policiais e peritos, estavam presentes os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, que tiveram acesso ao local pela primeira vez, o secretário de segurança, Raimundo Leite, o delegado geral da polícia Civil, James Guerra e familiares da vítima. A imprensa não teve acesso ao local durante a simulação.
No terraço do edifício, uma policial do RONE com a mesma estatura  e, vestimentas similares e de Fernada Lages participou da simulação do momento em que a vítima supostamente teria sido atirada por alguém. A  meta era se basear se uma pessoa teria capacidade de tê-la jogado lá de cima, ou se ela teria pulado.
Segundo os peritos, já está provado que a estudante caiu do terraço do edifício da obra do Tribunal Regional do Trabalho. O que falta ser esclarecido ainda é se ela foi jogada, se teria pulado sozinha,  ou se teria sido espancada ou morta antes da queda.
Os policiais e peritos não se atrevem a falar nada antes do resultado final dos laudos que deverão chegar da Paraíba ainda nesta quinta-feira. Segundo o Secretário de segurança, Raimundo Leite, a simulação de hoje serviu apenas para comparar e constatar versões do crime baseadas nos depoimentos dos vigilantes e testemunhas.
A polícia realizou a simulação a partir do Bar Pernambuco e realizou o trajeto por onde a vitima teria seguido naquela noite. Segundo os policiais, ela teria saído do Bar Pernambuco, da companhia de amigos, e seguido trajeto passando pelas avenidas Marechal Castelo Branco, avenida Miguel Rosa, Frei Serafim e João XXIII onde fica o local do crime.
O vigia da obra Raimundo Pereira da Silva Santos continua insistindo na versão que viu  apenas a figura de uma mulher entrando na obra após esperar por cinco minutos parada na frente. Ele também não confirma ter visto mais de uma pessoa entrando no prédio. A mulher do vigia diz que a família está sendo pressiona, mas não revelou por quem.
Para o promotor Eliardo Cabral, Fernanda foi vítima de uma trama envolvendo quatro pessoas mas só um a executou. Esta revelação antecipada gerou polêmica, mas o promotor diz estar tranqüilo sobre suas revelações e se alguém se incomodou é porque ‘vestiu a carapuça’.
Outro ponto importante foi dito hoje, no local da simulação, pelo perito Antônio Nunes. Ele contou que dificilmente a vítima teria chegado ao terraço do prédio sozinha, a menos que conhecesse o local antecipadamente. Isso afasta a hipótese de que ela tenha ido atél lá para se suicidar.
Outro fato que as evidências apontam é que foi encontrado tecido humano nas unhas da vitima que faz com que qualquer leigo rejeite a versão de suicídio. Pois a vitima teria travado uma luta corporal com alguém talvez tentando se defender. Mas os peritos insistem em dizer que só descartarão a hipótese de suicídio com a chegada e análise dos laudos.
A reconstituição terminou por vota das 7h30 da manhã desta quinta-feira. As autoridades isolaram-se em reunião, portas fechadas, por mais de três horas, deixando profissionais de imprensa e a população sem informações oficiais. últimos dados é que poderá haver outra(s) etapa(s) de trabalhos suplementar(es) de reconstituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário