Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PIAUÍ: "PAGADOR DE PROMESSAS EM PROL DOS CARENTES"???

      Jotta Rocha - No percurso Teresina/Picos/Teresina, ao XVII Congresso Estadual dos Cronistas Esportivos, um velho "combatente das fileiras do EB", Luis Carlos, falou-me com entusiasmo dessa determinação do "Pagador de Promessas-Pi" em defesa do esporte: luta pela construção de um Centro Esportivo para atender jovens carentes ; iria enfrentar as águas turvas do Poty - da Curva São Paulo ao Encontro das Águas - indagações existem: "não seria impulso de mídia para alto valorização pessoal? e/ou real determinação em ajudar carentes? O fato foi concretizado e, como o apoio é fundamental, reproduzo o material colhido no Portal AZ:





Por Jailson Rodrigues (Das margens do Rio Poti)
Rômulo Maia (da Redação do Portal AZ)


Promessa cumprida. Reilan Nunes atingiu o seu objetivo. O educador social levou doze horas para nadar do Balneário Curva São Paulo, na zona Sudeste de Teresina, ao restaurante Pesqueirinho, no bairro Poti Velho, zona Norte da cidade. O desafio começou às 09h30 e terminou por volta de 21h50.

      A chegada foi emocionante. Com uma bandeira do “Frutos do Brasil”, projeto coordenado por ele, e abraçado à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Reilan tremia de frio. Amparado pela equipe de apoio, ele contou que, em um certo ponto da travessia, pensou em desistir. De onde veio a motivação para continuar? “Da fé em deus”, respondeu. Nenhum argumento foi capaz de fazer Reilan desistir de pagar sua promessa. O educador disse que vai até o fim. 
      Para evitar uma nova perda de contato, uma canoa foi alugada para acompanhar o “pagador de promessa”. Os bombeiros e representantes da SDU/Sudeste seguirão a pé pela margem do rio Poti. O próximo ponto de parada será no restaurante Pequeirinho, localizado no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. 

      Publicada às 19h29
    Representantes da prefeitura de Teresina e do Corpo de Bombeiros vão tentar convencer Reilan a interromper a travessia por hoje. A ideia é negociar para que o educador retome o pagamento da promessa só amanhã (11), quando o dia raiar. “Está muito escuro e estamos preocupados”, explica Paulo Roberto, superintendente da SDU/Sudeste.


Publicada às 19h03

O educador Reilan e o jovem Márcio foram novamente reavistados. A dupla foi encontrada nas proximidades do Parque Zoobotânico. Eles explicaram que até a Vila Risoleta Neves a correnteza ajudou no ritmo. A partir deste ponto as águas do rio ficaram mais calmas, demandando mais esforço físico.

Os dois pediram apenas águas e algumas barras de cereais antes de retomarem a travessia. 


Publicada às 
18h41

A equipe do Corpo de Bombeiros demonstra preocupação. Reilan e Márcio foram avistados pela última vez nas imediações da Vila Risoleta Neves. A equipe de apoio já chegou ao bairro Santa Sofia, zona Norte, e não tem mais contato visual com os nadadores.

Os bombeiros buscam trilhas na mata numa tentativa de se aproximar da margem do Rio Poti. “Já entramos uns três quilômetros na mata e não temos mais sinal dele”, relata Jaílson Rodrigues, repórter do Portal AZ que acompanha a travessia.

Apesar de preocupada, a equipe de apoio está otimista. Eles acham que os nadadores pararam em algum ponto para descansar. 

O sargento Jean, que comanda o grupo, garante que Reilan e Márcio serão acompanhados até o Parque Encontro dos Rios, ponto de chegada estipulado pelo educador social.


Publicada às 
18h02

Reilan já passou pela Vila Risoleta Neves, zona Norte de Teresina. Ele recusou o colete salva-vidas oferecido pelos bombeiros. O jovem que acompanha o instrutor aceitou os equipamentos de segurança.


Publicada às 15h11
Desde as 09h30 desta quinta-feira (10), o educador social Reilan Nunes está nadando no Rio Poti. Ele partiu do Balneário Curva São Paulo, zona Sudeste de Teresina, e tem como destino o Parque Ambiental Encontro dos Rios, na zona Norte. A previsão é de que ele conclua o percurso até 18h30.

Reilan segue pelo rio acompanhando de um voluntário que trabalha no seu projeto social. Antes de partir, ele agradeceu e beijou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

Sua primeira parada foi na ponte do Bairro Tancredo Neves. Lá, ele aproveitou para lanchar e falar com a imprensa. Com a fisionomia normal, Reilan falou que a previsão era atingir aquele ponto apenas seis horas depois do inicio. Contudo, o nível do rio está alto, o que facilitou a travessia.

“Muitos estão me chamando de louco por eu estar pagando essa promessa. Mas, na verdade, louco é quem deixa 300 crianças na rua a mercê de traficantes e usuários de drogas”, declarou. 

Já por volta das 14h, a reportagem do Portal AZ flagrou Reilan e seu companheiro, o jovem Márcio Nascimento, nadando nas proximidades do Parque Ambiental Floresta Fóssil. Sua equipe informou que ele irá descansar mais uma vez nas proximidades da ponte Juscelino Kubitschek. 

De lá em diante, o pagador de promessas será monitorado por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que entregará para Reilan e seu ajudante coletes salva-vidas e uma boia apropriada. 

Quem é Reilan e porque fez a promessa 

Reilan, é um policial aposentado da região Norte do país. Há alguns anos ele desenvolve um projeto social no bairro Alto da Ressurreição, onde atende cerca de 300 crianças que estão em situação de risco. 

Ao longo dos anos ele tem realizado varias manifestações em prol do seu projeto. Reilan já ameaçou pular da ponte Wall Ferraz e de uma caixa d'água no bairro Frei Damião. Seu último protesto foi ter se acorrentado por 24h na porta da Câmara Municipal de Teresina. 



Como não recebia apoio dos governantes, Reilan Nunes resolveu fazer uma promessa para Nossa Senhora de Nazaré: se conseguisse construir um centro esportivo adequado para atender as crianças, ele disse que iria nadar pelo Rio Poti. 

A construção do Centro Esportivo Frutos do Brasil já foi iniciada. A obra está sendo feita pela Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste. O Senador João Vicente (PTB), que recentemente conheceu o projeto, garantiu ao educador que também irá buscar recursos para o projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário