Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 13 de fevereiro de 2011

COPA DO MUNDO: TCU DETECTA FALHAS NA REFORMA DO MARACANÃ

      Após a licitação para reforma do Mineirão ter sido suspensa por liminar deferida pela Justiça  de Minas Gerais, em virtude da identificação de imprecisões técnicas no edital de convocação da concorrência, outro estádio sofre com a dura marcação das autoridades públicas. O Tribunal de Contas da União emitiu duro relatório contra o projeto de reforma do Maracanã. Tal estudo,  chegou a denominar o projeto de reforma do estádio carioca como uma “obra de ficção”, pois foi orçado um valor total de R$ 705,5 milhões para o serviço, sem que os levantamentos técnicos, para identificação precisa da dimensão das obras e, por conseguinte, do valor a ser gasto fossem corretamente finalizados.
      A título comparativo, o TCU aponta em seu relatório que o projeto mineiro contou com a confecção de 1309 plantas de engenharia, apontando as atividades a serem implementadas. O projeto carioca, por sua vez, limitou o descritivo a 37 plantas. Sinceramente, até para um leigo, como eu, a disparidade entre os números assusta!!! Os levantamentos de engenharia são importantíssimos nesses casos, pois é a partir destes que os serviços são previstos e, principalmente, cobrados. Todas as vezes que as empresas contratadas são obrigadas a fazer serviços que não estejam inicialmente previstos no projeto, tais serviços são objeto de orçamento suplementar, ou seja, são objeto de cobrança a parte. Por tal razão, muitas vezes , somos surpreendidos com informações de que obras tiveram um custo final, duas ou três vezes maior do que o inicialmente previsto. Tal variação, em regra, advém de projetos confeccionados de forma genérica e abstrata, os quais acabam por dar espaço para cobranças suplementares por parte das empresas contratadas para a sua execução, as quais alegam que o projeto originário não previa uma séria de medidas a serem executadas, as quais serão, por conseguinte, objeto de pagamento extra.
      Esperamos que a vigilância e o controle do TCU e do Judiciário continuem e que não venham algumas autoridades, posteriormente, alegar que tais atividades devam ser fragilizadas, para que os prazos sejam respeitados. Tanto os  prazos das obras, quanto a  lei devem ser integralmente respeitados!!! Para tanto, é necessário que as autoridades responsáveis pela recuperação dos estádios atuem de forma responsável e profissional, sob pena de perdermos dinheiro (com obras superfaturadas) ou respeito internacional(com a não realização adequada da Copa).
Obs: Recebi esse material e posto para análise de técnicos; a Copa do Mundo é importantíssima mas, a integridade física, moral e financeira do brasileiro é de maior valor. (Jotta Rocha)
por José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário