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FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

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domingo, 24 de outubro de 2010

SISTEMA DE TRANSPORTE "MASSACRA" USUÁRIO EM TERESINA

usuários, improvisam ponto de ônibus no Parque Piauí
       Jotta Rocha - O Sistema de Transporte de Teresina, comprovadamente  tem uma das tarifas mais caras do país e, com poucos serviços aos usuários;  pontos de ônibus há décadas em patamar negativo, promessas de melhorias sempre surgem principalmente quando se aborda questões direcionadas ao setor empresarial, como na aprovação, por 15 anos, das licitações - renováveis por mais 15 - das linhas assistidas pelas 11 empresas atuantes e sob "proteção" do Setut. A programada meta do Plano Diretor, leva ao empresário o pagamento antecipado dos "passes coletivos", com extinção do vale transporte e implantação do eletrônico - não sendo aplicado nos coletivos o uso de dinheiro em espécie (segurança, versão apoiada pelo município), enquanto o usuário é isolado. 
falta manutenção aos veículos em circulação

       Os 500 veículos "padronizados", adaptados para transporte de deficientes físicos, chegam lentamente - e, na paciência da falta de estrutura nos pontos de embarque e desembarque dos usuários. A Strans, órgão diretor e fiscalizador da problemática de transporte, deve ter conhecimento as denuncias de engodo aplicado no sistema por empresas "autorizadas" a operarem com o Transporte Alternativo: "veículos não são originários, serviço não atende às determinações trabalhistas (empregado faz duas funções e só recebe por uma - motorista/cobrador), falta sistema de climatização e, mais agravante o veículo antigo (mais de 10 anos) é adaptado e colocado com "maquiagem" em operação no sistema alternativo/opcional", fatos denunciados constante na mídia. Como, Strans e Detran não operam  fiscalização dentro da lei, questão que nem Freud explica? esforço imenso é despendido pelo usuário, necessita do transporte, alguns reservam funções mais penosas na predominância da carência são obrigados a levarem "volumes" (pesos) e ficarem minutos/hora a espera do coletivo.
      O Plano Diretor, indica 8 pontos de referências interligando linhas, mas pelas buscas, até o momento não se tem conhecimento de início dos pontos, assim como instalação de paradas adaptadas para o usuário em geral; as relações das técnicas alteram as relações sociais - enquanto "esperamos" artesanalmente por melhorias, acompanhamos cidades co-irmãs com estimulo administrativo aperfeiçoando suas "máquinas" e acelerando o próprio crescimento - Fortaleza/São Luís.

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