Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DEBATE NA TV MOVIMENTA MUNDO POLÍTICO NO ESTADO DO PIAUÍ

debate mostra qualidade dos candidatos

      Aconteceu na noite de ontem, no auditório Maria Amélia Tajra, o debate da TV Cidade Verde para o segundo turno da eleição estadual, entre o governador Wilson Martins (PSB) e o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB). O embate foi mediado pelo jornalista Amadeu Campos, e é prestigiado por um grupo seleto de políticos que apoiam os dois candidatos. No primeiro bloco, Silvio e Wilson falaram de três temas importantes, atendimento à pessoa com deficiência, educação e desenvolvimento econômico.
      O tucano elogiou o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), criado pela gestão de Wellington Dias (PT), mas disse que o governo atual errou ao restringir o atendimento às pessoas com deficiência física na capital. Silvio disse que, caso eleito, expandirá as clínicas para tratamento das PCDs por todo o Estado. Sobre educação, Wilson disse que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso barrou a construção de escolas técnicas no Piauí, as quais, segundo ele, foram multiplicadas no governo Lula.
Silvio contra-atacou lembrando que a educação do Piauí é considerada a pior do Brasil, conforme o Ministério da Educação (MEC). Além disso, o ex-prefeito disse que Wilson não valoriza os professores ao não pagar o piso salarial da categoria.

      2º Bloco

      Silvio Mendes iniciou o segundo bloco criticando o excesso de obras paralisadas do governo estadual, o que, segundo o tucano, acontece em função da falta de pagamento aos fornecedores e às construtoras.
Wilson disse que seu governo vai investir ainda mais no turismo do Estado como meio para gerar empregos e aquecer a economia. O tucano questionou o que o governador fez desde que assumiu o comando do Poder Executivo estadual, há quase sete meses. "Além de campanha, o que o senhor fez pelo Piauí? Por sinal, sua campanha é muito rica. Parabéns pela campanha. Mas que foi que o senhor fez há sete meses como governador? A população quer saber", desafiou Silvio,
      Wilson disse que a cada provocação do seu adversário daria uma resposta falando de suas propostas. O governador disse que sua campanha é do tamanho que seu partido e sua coligação pode oferecer.

      3º Bloco
      Neste tercerio bloco, cada candidato pergunta para o outro com temas sorteados pelo mediador Amadeu Campos. O primeiro tema abordado foi meio ambiente. Silvio disse que o Estado tem vários biomas e perguntou o que o governo fez de efetivo para a preservação ambiental. Wilson disse que sua gestão com Wellington investiu na preservação das nascentes do rio Parnaíba. Falou ainda na preservação dos parques ambientais.
       Silvio disse que Wilson não responde suas perguntas, apenas "enrola". Wilson respondeu afirmando que a vida do piauiense melhorou bastante com seu governo. O segundo tema sorteado foi segurança pública. Wilson Martins disse que Silvio se vangrolia de ser um homem de palavra, e perguntou por que Silvio não cumpriu a promessa de criar a guarda municipal.
       Silvio lembrou que a segurança pública deve ser garantida pelo governo estadual. Disse ainda que a guarda não foi criada por falta de recursos. O tucano aproveitou para criticar o uso da segurança como "trampolim político", através da nomeação de aliados. Wilson disse que seu opositor não respondeu a pergunta e falou que Silvio é quem contratava apenas apoiadores de sua gestão na PMT. Silvio voltou a criticar a falta de equilíbrio financeiro do Estado. Disse também que o governo não tem capacidade de investimento.
       Wilson ganhou direito de reposta, no qual disse que o debate acontece para apresentar propostas. Disse ainda que deseja continuar um projeto iniciado por Wellington e Lula porque confia no povo do Piauí, que, disse ele, "não quer o quanto pior, melhor". O governador disse que o Estado tem sim capacidade de investimento. Wilson disse que Silvio torcia para que os salários dos servidores atrasassem. "Graças a Deus isto não aconteceu", disse. Silvio também teve direito de resposta concedido pela comissão da Ordem de Advogados do Brasil seccional Piauí presente no debate.
        O tucano perguntou por que o governo não paga o que está devendo ao Iapep (Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí).

        4º Bloco
        
Neste bloco, candidato pergunta para candidato com tema livre.

         Wilson perguntou por que Silvio tanto questiona o apoio de senador João Vicente Claudino e da coligação Por um Piauí Novo à sua candidatura. Silvio disse apenas que estranhou o fato de JVC ter mudado de ideia de uma hora pra outra. O tucano disse que se reuniu com o empresário João Claudino e que o próprio senador petebista havia declarado que num eventual segundo turno as oposições estariam unidas, o que acabou não se concretizando.
          Wilson perguntou em qual Silvio deve acreditar, se naquele que disse ser seu irmão ou se naquele que o ataca insistentemente na campanha. O ex-prefeito disse que é coerente, e afirmou: "Não sou seu inimigo, sou seu adversário, por convicção. Isto porque não consigo entender como você consegue unir tantas opinições divergentes. A forma como se faz política hoje no Piauí me assusta", afirmou. O governador criticou os integrantes dos partidos que apoiam Silvio por terem derrubado a CPMF, contribuição que, conforme Wilson destacou, é essencial para a realização de investimentos na saúde.
           Silvio respondeu afirmando que o governo estadual não colocou um centavo sequer na construção do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha, ao contrário do que é mostrado na propaganda. Wilson disse que o governo Lula investiu, e que hoje o Estado paga parte dos trabalhadores do hospital público.  Silvio disse que a Ferrovia Transnordestina está sendo construída apenas para levar as riquezas do Piauí para outros Estados e criticou a não conclusão do Porto de Luís Correia.
          O tucano também criticou o fato de Wilson não nomear os delegados da Polícia Civil, deixando as delegacias nas mãos de pessoas despreparadas, em geral, policiais militares. Silvio desafiou Wilson Martins a dispensar os votos de todos os piauienses que não concordam que a segurança pública do Piauí está boa. O governador respondeu afirmando que Silvio age com dissimulação, como se fosse o único que tem a razão, e aconselhou seu adversário a seguir seu exemplo, visitar os eleitores e conquistar os votos.



         5º Bloco
         No último bloco cada candidato tem 2 minutos para as considerações finais.

         Amadeu Campos pediu que os presentes no auditório Maria Amélia Tajra não se manifestem durante as falas dos candidatos.
        Wilson agradeceu o apoio dado pela população e os votos que recebeu no primeiro turno da eleição. O governador também pediu que a população perceba qual dos candidatos apresentou propostas no debate desta noite. E finalizou: "Quero honrar cada voto que receber, com muito trabalho e muito otimismo. Reflita se você, eleitor, deseja voltar ao Piauí do passado, sem perspectivas de futuro, ou se deseja que o Piauí siga mudando?"
        Em seu tempo, Silvio afirmou que aconteceu quase tudo nesta campanha. E afirmou que trabalha honestamente, sem desviar dinheiro público, garantindo à população os benefícios que lhes são assegurados, e que não faz apenas propaganda. O ex-prefeito comemorou a educação de Terresina, eleita a melhor do Nordeste. E concluiu: "Minha vida está nas mãos de Deus e do Piauí".
Fonte: ODia

Nenhum comentário:

Postar um comentário